OBJECTIVOS

O LANUCE tem como principais objectivos a produção científica de excelência e a inovação, através de investigação na suas vertentes fundamental e aplicada. A nossa linha de investigação segue uma dupla abordagem: a optimização de práticas de produção sustentáveis para novas espécies em aquacultura para avaliar a sua aplicabilidade ao sector comercial de produção intensiva e a determinação da qualidade, segurança e bem-estar dos animais, bem como a elaboração de dietas funcionais, para responder às crescentes exigências do consumidor. Recorremos ao uso de tecnologias de ponta para avaliar o potencial de reutilização e valorização dos sub-produtos da indústria alimentar que, juntamente com a possibilidade de inclusão de proteína de origem animal em dietas para peixe, se apresentam como um dos desafios mais promissores para o sector da nutrição em aquacultura.



Linguado (Solea senegalensis), larva de linguado (em cima), robalo (Dicentrarchus labrax) (em baixo).

ler mais
PROJECTOS EM CURSO
Projecto

MARINALGAE4aqua - Melhoramento da bio-utilização de algas marinhas como ingredientes alimentares sustentáveis para aumentar a eficiência e qualidade da produção aquícola
Responsável Luísa Maria Pinheiro Valente
Entidade Financiadora ERA-NET COFASP/004/2015
Duração 2016-2019
ler mais

Projecto

INSEAFOOD- Inovação e Valorização dos Recursos Alimentares Marinhos: Desafios e Oportunidades locais
Responsável Luísa Maria Pinheiro Valente
Entidade Financiadora Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020) através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)
Duração 01-01-2016 a 31-12-2018
ler mais

CONTACTOS
Luisa M. P. Valente
lvalente@icbas.up.pt

CIIMAR, Rua dos Bragas, 289
4050-123 Porto
Portugal

T +351 223401800 / 25
F +351 223390608
Programa Doutoral