A Fotografia na Investigação é um programa que procura sensibilizar para as questões ambientais através da fotografia.
O Projeto Transnacional SULIEIA, financiado pelo PNRR (Piano Nazionale di Ripresa e Resilienza), desempenha um papel fundamental na promoção da internacionalização das universidades italianas através da inovação, da transformação digital e da sustentabilidade ambiental. Ao reunir estudantes, universidades e especialistas de diferentes regiões, a iniciativa facilita a troca de conhecimento, especialmente sobre temas urgentes como as alterações climáticas e a degradação ambiental.
A inclusão da fotografia como ferramenta de comunicação científica é particularmente interessante. No âmbito do Projeto SULIEIA, foi integrada uma componente de documentação fotográfica, realizada pelo fotojornalista Salvatore Esposito, através do seu trabalho de longo prazo Mediterraneo, que retrata as alterações climáticas na região do Mediterrâneo e o seu impacto sobre o ser humano.
Também no contexto do Projeto SULIEIA, foi criado um programa para estudantes — a “Escola Fotografia na Investigação”, em colaboração com a Universidade de Tunis El Manar —, que é um excelente exemplo de como a criatividade e a investigação científica podem cruzar-se, e de como fotógrafos e académicos podem trabalhar em conjunto.
A fotografia torna-se, assim, uma linguagem visual através da qual os estudantes exploram e comunicam temas críticos como as alterações climáticas, oferecendo-lhes a oportunidade de abordar as dimensões científicas, emocionais e humanas destes desafios globais. Através de formação teórica e trabalho de campo, os participantes foram incentivados a pensar de forma crítica e criativa sobre o papel das imagens na comunicação científica.
A escola proporcionou aos estudantes uma plataforma para expressarem as suas perspetivas sobre como as mudanças ambientais estão a afetar vidas em todo o mundo. Reforçou também o objetivo central do projeto: promover a colaboração internacional, ultrapassando fronteiras e reunindo diferentes pontos de vista em torno de uma preocupação global comum.
Esta abordagem internacional não só estimula o desenvolvimento académico e profissional, como também promove a consciencialização e a cooperação global na luta contra as alterações climáticas e na promoção da sustentabilidade. Iniciativas como esta dão aos estudantes as ferramentas necessárias para contribuírem de forma significativa para as transições digital e verde, ao mesmo tempo que aprofundam a sua compreensão sobre a interligação entre pessoas, ambientes e sociedades em todo o mundo.
Este workshop é exclusivo para membros do CIIMAR e tem um limite máximo de 20 participantes.
Inscrições gratuitas através deste link.
O workshop terá início às 9h30, no Piso 1 do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
A primeira parte, de caráter teórico, terá a duração de 1h30. Caso as condições meteorológicas o permitam, seguirá uma sessão prática no exterior, com a duração de 3h30 e pausa para almoço às 13h30.
O workshop (teórico + prático) terminará por volta das 15h30.
Os participantes devem dispor de um suporte audiovisual para captação de imagem, como um telemóvel ou uma câmara fotográfica.
Website by: Glitz Design
© 2023 CIIMAR – Todos os direitos reservados.