O projeto recorre às macroalgas para criar um suplemento que ajuda a controlar a glicemia.
A investigadora Graciliana Lopes (CIIMAR), em equipa com Fátima Fernandes, Mariana Barbosa (UCIBIO/NOVA FCT) e Ricardo Cardoso (FEUP), obteve o 2.º lugar no concurso BlueAct, promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela UPTEC, com o projeto GluMAR – Suplemento Marinho Inovador para o Controlo da Glucose.
A final da 5.ª edição do BluAct decorreu no dia 28 de novembro, em Matosinhos, distinguindo projetos focados na inovação e no desenvolvimento sustentável ligado à economia azul. Foram atribuídos um prémio monetário, quatro meses de incubação na UPTEC Mar e acesso à School of Startups aos projetos vencedores.
O projeto GluMAR pretende utilizar macroalgas marinhas para desenvolver um suplemento alimentar funcional e inovador destinado a controlar a subida da glicemia, permitindo alargar o leque de opções alimentares e melhorar a qualidade de vida de pessoas com diabetes. Destaca-se pela conjugação de rigor científico, inovação e utilização de bioativos pouco explorados, propondo uma solução natural e segura para um público interessado em saúde e prevenção metabólica.
O BluAct é promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos, em parceria com a UPTEC, e apoia ideias e projetos de negócio ligados à economia do mar, abrangendo áreas como pesca, transformação, conservação e comercialização do pescado; aquacultura, biorrecursos e biotecnologia azul; portos, transportes e logística; indústrias navais e energias marinhas; náutica e turismo náutico — desde que tenham impacto real na economia do mar.
Website by: Glitz Design
© 2023 CIIMAR – Todos os direitos reservados.