Procurar
Transnational R&D

AllFunFeed

Proteína unicelular fúngica proveniente da fermentação de resíduos de macroalgas: melhorando a sustentabilidade e reduzindo a pegada de carbono das rações aquáticas para peixes

Investigador principal

imgs_wxw6t_ref.benjamin_costas_refojos1-1.jpg
Group Leader

Benjamín Costas concluiu o Mestrado em Aquacultura pela Universidade do Algarve em 2006, e em 2011 obteve o grau de Doutor em Ciência Animal pela Universidade do Porto. Benjamín Costas é atualmente Investigador Principal do CIIMAR e Coordenador da equipa Saúde de Animais Aquáticos, uma equipa jovem e fortemente motivada que destaca a imunologia nutricional como principal linha de investigação. O Doutor Costas é apaixonado pela saúde e bem-estar dos animais aquáticos e atualmente coordena projetos nacionais e internacionais nesse âmbito. A investigação principal incide em novas estratégias para melhorar a resistência dos peixes às doenças, bem como em biomarcadores de saúde não invasivos.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Saúde de Animais Aquáticos

No results found.

A AlFunFeed visa transformar a produção de rações aquáticas através de processos biotecnológicos inovadores. O seu objetivo principal é substituir as fontes de proteína vegetal (PP) nas rações aquáticas para espécies de peixes carnívoros por proteína unicelular (SCP) derivada da fermentação fúngica de substratos à base de macroalgas. A AlFunFeed é impulsionada por uma abordagem multidisciplinar, aproveitando a experiência em vários campos. A fase inicial liderada pela ODS centra-se no desenvolvimento de SCP a partir de três estirpes de fungos filamentosos (Neurospora crassa, Rhizopus oryzae e Fusarium venenatum) e na consideração de quatro variáveis na produção (temperatura, pH, oxigenação e composição do meio), resultando em 3 SCP para substituir 15% de PP nas dietas do robalo europeu (Dicentrarchus labrax), como modelo de espécie de peixe carnívoro. Com as condições ideais definidas, serão formuladas 3 dietas com SCP de cada estirpe para alimentar robalos juvenis num estudo piloto que inclui ensaios alimentares e avaliação do estado imunitário (CIIMAR), regulação da ingestão alimentar, perfil nutricional e função digestiva (UVigo), microbiota intestinal (UTH) e bem-estar dos peixes (UNIVPM). O SCP mais promissor do estudo piloto será submetido a um estudo de validação, de acordo com as recomendações da EFSA, com diferentes níveis de substituição de PP (15-25%), para determinar a substituição ideal sem comprometer a robustez dos peixes. A análise de custos e o impacto ambiental da produção de SCP e de rações aquáticas completas também serão avaliados. Os parceiros do consórcio dos principais países produtores de aquicultura da Europa (Grécia, Espanha, Itália e Portugal), representando as bacias do Mediterrâneo e do Atlântico, têm como objetivo gerar informações e dados valiosos para beneficiar as práticas de aquicultura a nível global. Este esforço colaborativo incorpora o modelo da quadrupla hélice, envolvendo o meio académico, a indústria, o governo e a sociedade civil para promover o setor da aquicultura rumo à sustentabilidade e resiliência. O projeto enfatiza os princípios da sustentabilidade e da economia circular, valorizando os descartes de macroalgas como um recurso valioso para a produção de SCP. O AlFunFeed contribui para o desenvolvimento de uma economia oceânica mais equitativa e ambientalmente consciente, alinhando-se com os desafios específicos descritos na Década das Ciências Oceânicas da ONU, tais como o desenvolvimento sustentável da economia oceânica e a segurança alimentar global, abordando assim questões globais críticas.

O AlFunFeed também prioriza atividades de sensibilização e envolvimento para promover o conhecimento sobre os oceanos e práticas responsáveis de aquicultura. Através de esforços de divulgação, o projeto visa alcançar públicos diversos e promover uma compreensão mais profunda da importância da preservação dos recursos marinhos. A implementação bem-sucedida do AlFunFeed poderá levar à adoção generalizada de formulações sustentáveis de rações aquáticas em escala industrial.

Estão em vigor estratégias abrangentes de divulgação e gestão da propriedade intelectual para garantir a exploração responsável dos resultados do projeto, maximizando o seu impacto e facilitando a transição para um setor da aquicultura mais sustentável.

Equipas de investigação
Saúde de Animais Aquáticos
Instituição líder
Universidad de Vigo, Spain
Programa
Sustainable Blue Economy Partnership (SBEP) - 2nd Call
Financiamento
Outros projectos