Procurar
Transnational R&D

AquaMed

Desvendando patógenos da aquacultura mediterrânea: desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico e soluções semelhantes a vacinas

Investigador principal

imgs_8vYSZD1QIzpNz_ref
Investigador

Márcia Saraiva é licenciada em Engenharia Biotecnológica pelo Instituto Politécnico de Bragança, tem um mestrado em Microbiologia pela Universidade de Aveiro e um doutoramento em Biologia Molecular pela Universidade de Aberdeen (Escócia). A sua investigação foca-se nos mecanismos que permitem a adaptação de um organismo a desafios ambientais, fisiológicos ou genéticos e como estes podem ser, de forma direta e/ou indireta, utilizados para interromper a patogenicidade.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Saúde de Animais Aquáticos

No results found.

A aquacultura tem crescido de forma constante nas últimas décadas no Mediterrâneo, em particular as espécies Sparus aurata (dourada) e Dicentrarchus labrax (robalo europeu), que representam 25% do valor da produção aquícola europeia. A aquacultura sustentável é um componente vital da estratégia Farm-to-Fork, promovendo tanto a proteção ambiental como a prosperidade económica. Contudo, a maior parte da produção de peixe é realizada em jaulas abertas, o que inevitavelmente leva à exposição a agentes patogénicos, representando um risco significativo e crescente para o setor. Assim, a deteção precoce de doenças é de extrema importância. Embora os avanços recentes nas ferramentas de deteção precoce tenham promovido uma transição dos métodos tradicionais para diagnósticos moleculares e baseados em sondas — aumentando a especificidade, sensibilidade e rapidez na identificação de patógenos — estes ainda são insuficientes para evitar perdas significativas na produção. A sua aplicação continua limitada devido à falta de bases de dados robustas que os sustentem. Além disso, patógenos emergentes ou alterações nos perfis de resistência antimicrobiana representam uma ameaça considerável para a aquacultura, afetando tanto a saúde das espécies aquáticas como a sustentabilidade económica. O desenvolvimento de soluções eficazes para reforçar o sistema imunitário é também essencial para o bem-estar dos peixes. A investigação contínua e o desenvolvimento de novas tecnologias de diagnóstico e soluções semelhantes a vacinas são fundamentais para alcançar o objetivo da UE de acelerar a transição para um sistema alimentar sustentável. O objetivo do projeto AquaMed é colmatar lacunas de conhecimento sobre patógenos que afetam a produção de dourada e robalo, através da criação de ferramentas de diagnóstico rápidas, precisas e fiáveis, baseadas em MALDI-TOF e ddPCR, com o objetivo final de desenvolver soluções de imunização através da encapsulação de péptidos imunogénicos. Trata-se de uma abordagem promissora e inovadora para melhorar a gestão de doenças na aquacultura, garantindo a sustentabilidade do setor e promovendo o bem-estar animal.

Equipas de investigação
Saúde de Animais Aquáticos
Instituição líder
CIIMAR-UP
Programa
The European Partnership on Animal Health & Welfare (EUP AH&W)
Financiamento
Outros projectos