Procurar
H2020 program / Horizon Europe

CyaSafe

Bridging Gaps in Cyanobacteria Supplement Safety in aquaculture

Investigador principal

imgs_fccmg_ref.alexandre_campos1-1.jpg
Investigador

Alexandre Campos licenciou-se em Biologia (1996) pela Universidade de Aveiro e possui mestrado em Melhoramento de Plantas (1999) pela Universidade de Évora. Concluiu o doutoramento em Ciências Biológicas em 2005 no Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é Investigador Auxiliar no CIIMAR (Laboratório de Biotecnologia Azul, Ambiente e Saúde) e os seus principais interesses de investigação incluem a toxicologia e avaliação de risco da proliferação de algas nocivas. O investigador está particularmente interessado no metabolismo de biotoxinas em moluscos bivalves, avaliação da qualidade da água e reutilização de água na agricultura.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biotecnologia azul, saúde e ambiente

No results found.

Os desafios da segurança alimentar e nutricional, impulsionados pelo crescimento populacional e pelas alterações climáticas, destacam a necessidade de soluções sustentáveis, levando ao aumento do consumo de suplementos à base de cianobactérias, como Spirulina sp. e Nostoc sp. Embora essas cianobactérias sejam nutricionalmente ricas, elas também podem produzir metabólitos secundários potencialmente nocivos, incluindo cianotoxinas. A presença e biodisponibilidade desses compostos dependem de fatores como a integridade da parede celular e a transformação metabólica no trato digestivo. As avaliações de segurança atuais são insuficientes, carecendo de dados abrangentes sobre biodisponibilidade e impactos toxicológicos. O projeto CyaSafe visa preencher lacunas críticas de conhecimento sobre a segurança e eficácia das cianobactérias. Os objetivos específicos são os seguintes: primeiro, por meio de estudos in vitro que simulam a digestão humana, o CyaSafe avaliará como os metabolitos das cianobactérias são absorvidos e transformados. Segundo, serão realizados testes toxicológicos abrangentes para avaliar a citotoxicidade e a genotoxicidade, estabelecendo novos padrões de segurança. Terceiro, o projeto utilizará os resultados da investigação para propor recomendações técnicas atualizadas, melhorando os quadros regulamentares para estes suplementos. Além dos seus objetivos de investigação, o CyaSafe enfatizará a transferência de conhecimento e a sensibilização do público para promover uma melhor compreensão dos riscos e benefícios dos produtos à base de cianobactérias.

O projeto será realizado no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto, líder em investigação marinha e ambiental. Um destacamento planeado com especialização em toxicologia e segurança alimentar facilitará a colaboração interdisciplinar e a troca de conhecimentos.
Ao abordar lacunas na investigação, melhorar os padrões de segurança e aumentar a sensibilização do público, o CyaSafe visa proteger a saúde pública, criar confiança e garantir a segurança dos suplementos à base de cianobactérias.

Equipas de investigação
Biotecnologia azul, saúde e ambiente
Instituição líder
CIIMAR-UP
Programa
Horizon Europe
Financiamento
Outros projectos