Procurar
National R&D

EPIZEBRA

Desenvolvimento da edição do epigenoma do peixe-zebra para melhorar a avaliação dos riscos de contaminantes emergentes preocupantes

Investigador principal

imgs_wxtnt_ref.miguel_santos-1.jpg
Group Leader

Miguel Santos é professor do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e líder da Equipa de Desreguladores Endócrinos e Contaminantes Emergentes do CIIMAR. Doutorou-se em 2002 em Biologia pela FCUP-Universidade do Porto com orientação conjunta no Instituto Holandês de Investigação do Mar (NIOZ). Os seus interesses de investigação centram-se na avaliação dos perigos de produtos químicos desreguladores endócrinos e outros contaminantes prioritários e emergentes.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Disruptores Endócrinos e Contaminantes Emergentes

No results found.

Este projeto está na vanguarda da epigenética ambiental, abordando uma limitação crítica no campo: a falta de ferramentas precisas para estudar a herança epigenética transgeracional. Ao aplicar a tecnologia CRISPR em peixes-zebra, ele introduz um modelo robusto e escalável para investigar como os produtos químicos ambientais induzem mudanças hereditárias, melhorando fundamentalmente as estruturas de avaliação de risco. Além disso, a natureza interdisciplinar do projeto — combinando biologia molecular, toxicologia e epigenética — garante uma abordagem abrangente para compreender o impacto a longo prazo dos fatores de stress ambientais. Em última análise, esta investigação não só irá avançar o nosso conhecimento sobre a herança epigenética, como também abrirá caminho para estratégias inovadoras na ERA. Dada a relevância da modulação epigenética em várias áreas, espera-se que as descobertas tenham implicações mais amplas também em campos como as ciências da saúde, a biologia evolutiva, a conservação e a aquicultura.

Equipas de investigação
Disruptores Endócrinos e Contaminantes Emergentes
Instituição líder
CIIMAR-UP
Programa
FCT
Financiamento
Outros projectos