Investigador
Patrícia Cardoso licenciou-se em Biologia em 1998 e concluiu o doutoramento em 2005, na área da ecologia estuarina, na Universidade de Coimbra, Portugal. Especializou-se em estudos de longo prazo sobre comunidades bentónicas, analisando a sua resposta a múltiplos fatores de stress, bem como em biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas. Desde 2015, enquanto Investigadora Principal no CIIMAR, os seus principais interesses científicos centram-se no estudo dos efeitos combinados das alterações climáticas e dos contaminantes emergentes na estrutura e funcionamento dos ecossistemas costeiros. Mais recentemente, a sua investigação tem-se focado no papel das Soluções Baseadas na Natureza na mitigação da poluição aquática e na promoção da biodiversidade.
É autora de mais de 65 publicações em revistas científicas internacionais com revisão por pares (índice h = 35, > 4200 citações) e autora/coautora de 7 capítulos de livros.
PG Cardoso obteve financiamento significativo de agências nacionais e internacionais competitivas (FCT, Norte 2030, Biodiversa+, Horizon EU), participando como coordenadora ou colaboradora em vários projetos de I&D, com um montante total superior a 2 milhões de euros.
