Maio 13, 2024

CIIMAR lidera recuperação de jardins de corais no mar Mediterrâneo

CIIMAR ganhou dois projetos para recuperar jardins de corais impactados pelas mudanças climáticas de origem antropogénica.

Em pleno cenário das grandes ondas de calor que têm afetado o mar Mediterrâneo quase todos os anos desde 2015, com grandes prejuízos para a biodiversidade, o investigador Jean-Baptiste Ledoux, acaba de arrecadar financiamento para dois projetos direcionados à recuperação, conservação e restauro de corais mediterrânicos, com impacto na conservação de todo o ecossistema.

Os projetos BUFFER e RED-COR2 são financiados pela Pure Ocean Foundation e a Biodiversity Genomics Europe e têm como principal recurso de trabalho a genética populacional para promover soluções baseadas na natureza (Nature Based Solutions, NBS). Os projetos prometem adotar perspetivas inovadoras baseadas na diversidade genética para impulsionar o restauro e conservação destas espécies formadoras de habitat, cujo impacto será espelhado em todas as espécies associadas.

Além do CIIMAR como entidade coordenadora, os projetos contam também com investigadores da Universidade de Barcelona, do Instituto de Ciencias del Mar (ICM-CSIC), da Aix-Marseille Université, e do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMAR)

Aceda ao comunicado de imprensa na íntegra.