Procurar
Notícias
Fevereiro 22, 2024

Investigadora do CIIMAR alerta para degelo recorde na Península Antártica

Trabalho liderado por Irina Gorodetskaya alerta para o impacto de eventos de vagas de calor no degelo da superfície da Península Antártica.

Um estudo colaborativo liderado pela investigadora do CIIMAR,  Irina Gorodetskaya, membro da equipa Interações Terra-Oceano-Atmosfera, revela novos dados alarmantes sobre o impacto de eventos de vagas de calor no degelo da superfície da Península Antártica.

O estudo, que surge no seguimento da última expedição realizada por Irina e pela sua equipa à península Antártida, debruça-se sobre os fatores impulsionadores e impactos de uma onda de calor extrema, e sem precedentes, que atingiu a Península Antártica em fevereiro de 2022, causando um degelo recorde da sua superfície.

Uma das descobertas principais do estudo foi o impacto direto de um intenso rio atmosférico que trouxe calor e chuvas incomuns à zona norte/noroeste da Península Antártica. O cenário foi ainda amplificado por interação de outros padrões de circulação atmosférica em grande escala, resultando num degelo generalizado e intenso da superfície em toda a região.

O trabalho, que reuniu 25 investigadores de todo o mundo, não só evidencia o ritmo alarmante das alterações climáticas, como também sublinha a necessidade urgente de uma ação coletiva para salvaguardar uma das regiões mais vulneráveis do planeta.

Créditos da fotografia: Irina Gorodetskaya