Procurar
Seminário
05 Nov
| 11:30 am

Seminário CIMAR-LA

Biologia Evolutiva, Diversidade e Ambiente

Biologia Evolutiva, Diversidade e Ambiente

Neste seminário online do CIMAR-LA, os investigadores Filipe Castro (CIIMAR) e João Neiva (CCMAR) vão apresentar e discutir a sua investigação em biologia evolutiva, genética e biodiversidade. Mais informações sobre cada apresentação podem ser encontradas abaixo.

 

Apresentações

Genome Stories: o esplendor das formas de vida e a sua origem, por Filipe Castro

Como é que os fenótipos são “construídos”? Esta questão, aparentemente eterna, fascina biólogos desde os primórdios do raciocínio científico, da Historia Animalium de Aristóteles até A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural de Darwin. E, ainda assim, maravilhamo-nos com os “desconhecidos da adaptação”: a natação aerodinâmica de um pinguim, a caça em mergulho profundo de um cachalote ou os movimentos de poupança de energia de um cavalo-marinho. Estas “visões” englobam conceitos-chave da Biologia, como o da Adaptação e do Fenótipo. Assim, um dos principais desafios da Biologia Evolutiva contemporânea é compreender o surgimento e a evolução da novidade ao nível molecular, a partir de um conjunto intrínseco de genes (ligação fenótipo-genótipo) e a sua relação com os paisagens adaptativas. Esta investigação beneficiou imenso da revolução das tecnologias ómicas, que proporcionaram uma capacidade sem precedentes de decifrar a origem molecular de características complexas. Nesta apresentação, explorarei alguns exemplos que ilustram o poder da genómica comparativa para compreender a dinâmica dos genomas atuais (duplicação e perda de genes) na apreciação do esplendor da biodiversidade no planeta Terra.

Consequências genéticas das oscilações climáticas nas florestas marinhas, por João Neiva

As espécies marinhas não são entidades uniformes ou estáticas. Pelo contrário, muitas apresentam diferenças genéticas intraespecíficas importantes ao longo da sua distribuição, que ajudam a compreender os traços biológicos, os processos históricos e os contextos geográficos que promovem a diferenciação populacional e, em última instância, a especiação. Grande parte do nosso conhecimento atual sobre estes fatores provém de sistemas terrestres, mas os paradigmas dominantes nem sempre se aplicam aos distintos ambientes e comunidades biológicas do mar. Nesta apresentação, revisito estudos de caso selecionados em algas pardas formadoras de dossel para mostrar como a interpretação destas camadas muitas vezes negligenciadas de biodiversidade intraespecífica, em contextos históricos e geográficos, foi determinante para: 1) reconstruir histórias biogeográficas marinhas; e 2) identificar o papel central (mas largamente idiossincrático) dos ciclos glaciais, barreiras de dispersão e até da hibridização na modelação dos padrões atuais de estrutura genética. Estas perceções oferecem uma perspetiva interessante da evolução em escalas temporais relativamente curtas, mas são também fundamentais para antecipar respostas ecológicas e perdas de biodiversidade críptica face às alterações climáticas aceleradas.

Sobre os oradores

Filipe Castro é Investigador no CIIMAR e Professor Associado na FCUP, Universidade do Porto. “A curiosidade é o estado da vida”.

João Neiva é Investigador no CCMAR, integrado no grupo de Ecologia e Evolução Biogeográfica. Tem um interesse de longa duração nos padrões espaciais e nos fatores que influenciam a biodiversidade marinha, nomeadamente como as alterações climáticas, a estrutura dos habitats e a hibridização conduzem à diversificação intraespecífica de linhagens, à especiação e à emergência de novidades evolutivas.


Webinar online para membros do laboratório associado CIMAR-LA. Para aceder, siga este LINK.

Se for membro do CIIMAR, também pode aceder às gravações de seminários anteriores através deste LINK.

Caso tenha alguma questão, contacte a equipa de Seminários do CIMAR-LA.