Os estudos do ambiente marinho precisam de ser convertidos em produtos de dados úteis para a gestão marinha. Um desses produtos é o mapa de “biotopos”, um mapa do ambiente categorizado em áreas com condições comunitárias e ambientais semelhantes (ou “habitats”). Estes mapas podem mostrar quais os biotopos raros, ajudar a compreender as funções do ecossistema e, de forma geral, apoiar uma gestão sustentável baseada no conhecimento, tanto para o desenvolvimento industrial como para a conservação.
Este workshop de três dias fornecerá uma visão abrangente dos conceitos e métodos subjacentes à criação de mapas de biotopos, guiando os participantes através de um fluxo de trabalho de exemplo baseado em métodos atualmente utilizados pelo MAREANO, o programa nacional de mapeamento do fundo marinho da Noruega.
Os participantes irão aprender técnicas de análise de cluster para classificação de biotopos, técnicas de modelação com random forest para mapeamento preditivo (e potencialmente outras, caso o tempo permita), bem como métodos de avaliação para analisar as suas previsões e comunicar a incerteza.
Este curso está aberto a iniciantes em métodos de modelação, mas todas as análises serão realizadas no ambiente de software R (com R Studio), pelo que é necessário ter um conhecimento básico de programação em R para tirar o máximo proveito do workshop. Serão fornecidos scripts e dados.
O workshop será ministrado em inglês.
Rebecca é ecóloga bentónica de águas profundas e modeladora. A sua carreira foca-se principalmente em ecologia marinha aplicada – produzindo resultados científicos que apoiam a gestão marinha sustentável baseada em evidência. Isto inclui experiência em levantamentos de águas profundas e desenvolvimento de métodos analíticos, análises de vídeo, modelação de distribuição de espécies/habitats, modelação de dispersão larvar, classificação de biotopos e definição de ecossistemas marinhos vulneráveis.
Atualmente é investigadora no Institute of Marine Research em Bergen, Noruega, trabalhando principalmente no projeto nacional de mapeamento MAREANO.
Jonatan Fredricson Marquez, PhD
Jonatan é biólogo marinho especializado em análises espaciais e mapeamento. O seu trabalho atual centra-se no desenvolvimento de diferentes tipos de mapas do bentos marinho para apoiar estratégias de gestão e conservação, como mapas de habitats, biotopos ou outras unidades de gestão. Tem experiência em várias técnicas de mapeamento, desde modelos regressivos e multivariados até modelos de machine learning.
Atualmente trabalha como investigador no grupo de comunidades bentónicas do Norwegian Institute of Marine Research, estando envolvido no projeto MAREANO, bem como noutros projetos relacionados com contabilidade da natureza (natur-i-norge) e mapeamento bentónico regional.
É necessário ter algum conhecimento de trabalho com o ambiente de software R.
Se tiver dúvidas, por favor contacte: twindeeps@ciimar.up.pt
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas através deste link.
Serão selecionados no máximo 20 participantes para o workshop, tendo em conta a sua motivação e o potencial impacto do workshop nas suas carreiras.
O prazo de inscrição termina a 31 de outubro de 2025.
Organizado pelo CIIMAR e pelo IMR (Noruega), no âmbito do projeto TwinDEEPS (um projeto Horizon Europe, financiado ao abrigo do programa Widening, Grant Agreement nº 101160298).
Website by: Glitz Design
© 2023 CIIMAR – Todos os direitos reservados.