Março 15, 2024

Biobanco Azul Português integra o consórcio Arctos

Parceria permitirá gerir as coleções marinhas do projeto.

O CIIMAR, entidade líder do Biobanco Azul Português, assinou hoje um memorando de entendimento com o Consórcio Arctos, um sistema internacional de gestão de coleções biológicas. Este sistema permitirá centralizar e organizar a informação das coleções marinhas a nível nacional, integrando standards internacionais de nomenclatura em diversidade biológica (Darwin Core).

O Biobanco Azul Português inclui coleções de instituições parceiras do projeto, nomeadamente Instituto Português do Mar e da Atmosfera,  Instituto Superior Técnico,  Universidade de AveiroCentro de Ciências do Mar (CCMAR), GreenCoLab e S2AQUAcoLAB. Esta rede de biobancos marinhos nacionais, através da digitalização das suas coleções, torna os seus dados de biodiversidade marinha acessíveis a utilizadores científicos e industriais.

O CIIMAR junta-se assim a uma comunidade de instituições internacionais e a uma plataforma que conta com uma base de dados com mais de 5 milhões de registos de organismos.