Procurar
National R&D

ATLANTIDA II

ATLANTIDA II - Observatório costeiro do Atlântico Norte de Portugal

Investigador principal

imgs_i3yac_ref.ana_paula_mucha1-1.jpg
Group Leader

Ana Paula Mucha é licenciada em Ciências Aquáticas (1993), mestre em Ecologia, Gestão e Modelação de Recursos Aquáticos (1997) e doutorada em Ciências Aquáticas (2002). Tem um cargo de investigadora no CIIMAR, Universidade do Porto, Portugal, sendo membro da Direção e Investigadora Principal da Equipa ECOBIOTEC (Bioremediação e Funcionamento de Ecossistemas).

Além disso, é Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Centra sua investigação na relação entre microrganismos e contaminantes, visando o desenvolvimento de tecnologias de biorremediação para recuperação de ecossistemas e sustentabilidade ambiental. Ela também explora as associações micróbio-planta para o desenvolvimento de soluções baseadas na natureza para a gestão da água e as interações micróbio-animal para aumentar a sustentabilidade ambiental da produção aquícola.

Ela é autora de ca. 90 artigos SCI, incluindo revistas de alto perfil na área de Ciências Marinhas e Ambientais. Ela esteve envolvida em vários projetos regionais, nacionais e internacionais, e atualmente coordena a participação do CIIMAR no projeto europeu “BIOSYSMO – BIOremediation Systems explorando SYnergieS para melhorar a remoção de Mixed pollutants” (GAP-101060211), o projeto “Ocean3R – Reduzir pressões, restaurar e regenerar o oceano e as águas do noroeste de Portugal” (NORTE-01-0145-FEDER-000064), e a Linha de Investigação 4 (Biobancos marinhos como ferramentas para biotecnologia marinha) no programa estruturado de I&D “ATLANTIDA – Plataforma de monitorização do Oceano Atlântico Norte e ferramentas para a exploração sustentável de os recursos marinhos” (NORTE-01-0145-FEDER-000040). Além disso, tem estado envolvida como orientadora em vários programas de mestrado e doutoramento nacionais e europeus, e atualmente co-coordena a equipa da FCUP responsável pelo M2ex-European Joint Doctorate “Exploiting metal-microbe application to expand the circular economy” (< em>União Europeia; programa de investigação e inovação Horizonte 2020 ao abrigo do acordo de subvenção Marie Sklodowska-Curie n.º 861088).

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biorremediação e microrganismos para a sustentabilidade

No results found.

O projeto Atlântida II tem como objetivo criar um Observatório Costeiro do Atlântico Norte de Portugal, consolidando iniciativas de monitorização costeira da região. Através da implementação de uma rede integrada de monitorização até às 12 milhas náuticas (limite exterior do mar territorial), o projeto fornecerá dados cruciais para a gestão e conservação dos ecossistemas marinhos, permitindo uma melhor resposta às pressões humanas e aos efeitos das alterações climáticas, garantindo um equilíbrio entre desenvolvimento económico e conservação ambiental.

Equipas de investigação
Interações Terra-Oceano-Atmosfera
Ecologia Fluvial e Costeira
Ecologia de Peixes e Sustentabilidade
Modelação de ecossistemas marinhos
Ecologia e Biogeoquímica dos Microbiomas
Genética e Evolução Animal
Ecologia e Evolução Aquática
Ecologia Bentónica e Soluções Ambientais
Biorremediação e microrganismos para a sustentabilidade
Monitorização de ecossistemas e sustentabilidade
Instituição líder
UP - Universidade do Porto
Programa
Programa Regional do Norte (NORTE 2030), Portugal 2030
Financiamento
Outros projectos