Procurar
H2020 program / Horizon Europe

NOMORFILM

Novas biomoléculas marinhas contra biofilmes. Aplicação a dispositivos médicos

Investigador principal

Líder de equipa

Doutoramento em Biologia pela FCUP, Porto. Professor Catedrático – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e director do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Chief Strategy Officer – Agricultura – Fykia Biotech. Diretor da Equipa de Biotecnologia Azul e Saúde (BBE) do CIIMAR.
Investigação principal: metabolitos secundários de cianobactérias: toxinas e moléculas com aplicações biotecnológicas. Diretor da coleção de culturas LEGE que compreende mais de 2.000 estirpes de cianobactérias e microalgas. Publicou 490 artigos em Biotecnologia e Ecotoxicologia. Coordenador de dois projetos H2020: RISE e ERA Chair.
Diretor do Programa Doutoral em Biotecnologia Marinha e Aquacultura (U Porto e U Minho).

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biotecnologia azul, saúde e ambiente

No results found.

Nas últimas décadas, um número crescente de agentes patogénicos bacterianos resistentes aos antibióticos tornou-se um problema importante em todo o mundo. Isto inclui também agentes patogénicos associados ao biofilme, causando infecções por dispositivos protéticos, e exigindo a substituição dispendiosa de implantes. Além disso, a descoberta de novos antibióticos não ocorreu ao ritmo esperado e apenas duas novas moléculas foram comercializadas nos últimos anos. Estima-se que mais de 60% das infecções humanas são causadas por microrganismos capazes de formar biofilmes.

Estas estruturas permitem que tais agentes patogénicos evitem as acções antibióticas e do sistema imunitário. A formação de biofilmes é especialmente importante nas infecções relacionadas com implantes e cateteres. Embora alguns destes microrganismos colonizadores não causem infecção, podem promover uma reacção imunitária que dá origem a inflamação nos tecidos subjacentes. Isto causa finalmente uma libertação do implante, que deve ser removido e substituído por um novo. Estas intervenções cirúrgicas implicam um aumento no consumo de antibióticos, juntamente com um custo de saúde de cerca de 50.000-90.000 euros por episódio de infecção.
Tendo em conta ambos os problemas, a procura de novos agentes antimicrobianos que serão eficazes contra as bactérias nas suas duas fases de vida (planctónico e biofilme), é uma necessidade prioritária na prática clínica. Por esta razão, o objectivo geral deste projecto é a procura de tais compostos bioactivos de colecções de microalgas da UE. Estes compostos serão úteis no tratamento destes tipos de infecções e serão incorporados no fabrico de dispositivos protéticos médicos.
O projecto NOMORFILM introduz um novo conceito para combater as infecções por biofilmes que combina as duas principais estratégias de antibióticos em uso: o rastreio e o revestimento de alto rendimento. O NOMORFILM faz uso de microalgas como fonte de bibliotecas de compostos. 6.800 espécies de microalgas provenientes de diversos ecossistemas e de diferentes continentes serão rastreadas e cultivadas a fim de maximizar o seu potencial de produção de moléculas de antibióticos. Assim, cada espécie de microalgas actuará como um multi-reactor natural produzindo um grande número de compostos e a biodiversidade das microalgas, que é muito elevada, aumentará significativamente o grau de diversidade estrutural das diferentes famílias de compostos.
A fim de aproveitar ao máximo o potencial dos novos compostos de chumbo descobertos, estes serão incorporados em nanopartículas funcionalizadas e aplicados em dispositivos protéticos de revestimento. Estes novos bionanomateriais farão certamente um grande avanço no controlo de infecções e, por conseguinte, terão um grande impacto no campo crescente da nanomedicina.
Em NOMORFIM todos os aspectos desde a descoberta de um novo composto de chumbo até aos ensaios pré-clínicos serão cobertos.

Equipas de investigação
Biotecnologia azul, saúde e ambiente
Instituição líder
CRESIB - Centre de Recerca en Salut International De Barcelona
Programa
Horizon 2020
Financiamento
Outros projectos