Procurar
LIFE

SeaGrassRIAwild

Maricultura de ervas marinhas subtidais para a renaturalização da Ria de Aveiro

Investigador principal

Investigador

Sou Investigadora Auxiliar no CIIMAR-UP, onde estudo a estrutura e funcionamento dos ecossistemas marinhos face as alterações naturais, antropogénicas e de origem climática. O meu foco principal têm sido as comunidades bentónicas, incluindo plantas, invertebrados e peixes, para compreender as implicações das alterações da diversidade destas comunidades no funcionamento dos ecossistemas. Estou particularmente interessada em utilizar este conhecimento de forma apoiar a tomada de decisão para uma melhor gestão ambiental.
Atualmente, a minha investigação está orientada para o estudo da importância das espécies formadoras de habitat enquanto soluções baseadas na natureza para a mitigação e adaptação às alterações climáticas. Além disso, estou ativamente envolvida em promover a Literacia dos Oceanos.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Ecologia Bentónica e Soluções Ambientais

No results found.

O LIFE SeagrassRIAwild tem como objetivo tomar medidas decisivas para inverter o atual estado de conservação do habitat da Zostera marina na Ria de Aveiro e em Portugal, através do co-desenvolvimento de NbS (Soluções Baseadas na Natureza) economicamente eficientes e politicamente relevantes.

As pradarias subtidais de ervas marinhas estão criticamente ameaçadas na costa atlântica europeia, e necessitam urgentemente de ser restauradas, tal como se afirma na futura Lei de Restauração da Natureza da UE. A Z. marina é atualmente a espécie de ervas marinhas mais ameaçada em Portugal, enfrentando a extinção se não forem tomadas medidas para assegurar a proteção das últimas populações remanescentes. Na Ria, a sua presença não foi registada durante 10 anos, mas ressurgiu recentemente em pequenas manchas intertidais, tornando este o momento para a implementação de medidas ativas de restauro. O projeto LIFE SeagrassRIAwild propõe uma mudança de paradigma na recuperação de ervas marinhas, permitindo programas de recuperação em larga escala com efeitos negligenciáveis nos prados naturais existentes, através do desenvolvimento da maricultura de ervas marinhas para apoiar as necessidades de plantas e sementes para a recuperação. Segue uma abordagem transdisciplinar que envolve o meio académico, as autoridades, as agências de gestão, a administração local, as associações de utilizadores finais e os cidadãos na co-conceção, priorização e implementação de ações de restauro, em grande escala e utilizando iniciativas de Ciência Cidadã específicas e adaptáveis e sinergias com outras iniciativas nacionais e da UE. O LIFE SeagrassRIAwild continuará a explorar NbS inovadoras para potenciar os efeitos sinérgicos dos esforços de conservação das ervas marinhas e as necessidades de gestão do sistema que, se comprovadamente eficazes, têm o potencial de se tornar um serviço/produto de gestão inovador para as autoridades portuárias, marinas privadas e agências de gestão. Estas NbS potenciarão a sustentabilidade do projeto, apoiadas por ações de reforço de capacidades feitas à medida e pelo legado de infra-estruturas, que perdurarão no tempo e serão disponibilizadas para programas nacionais de restauração, com a supervisão das autoridades nacionais competentes.

Equipas de investigação
Ecologia de Peixes e Sustentabilidade
Ecologia Bentónica e Soluções Ambientais
Instituição líder
UA - Universidade de Aveiro
Programa
Programme for the Environment and Climate Action (LIFE), CINEA
Financiamento
Outros projectos