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Equipa de investigação

Inovação Social e Educacional

Alterações Globais e Serviços dos Ecossistemas

O grupo de Inovação Social e Educacional (SEI) procura contribuir de forma inovadora nas áreas da Educação e da Comunicação da Ciência, contextualizando as suas intervenções com as atualizações mais atuais da sociedade e da educação, e abordando os problemas de sustentabilidade planetária. A compreensão da sustentabilidade da Terra e a mudança de comportamentos implícita para atingir as metas de desenvolvimento sustentável dependem da Educação dos alunos e da sensibilização dos cidadãos sobre como os processos globais interagem para criar uma existência segura e saudável, respeitando os subsistemas terrestres e recorrendo a soluções baseadas na natureza.

Um dos focos de investigação do grupo SEI é a Inovação na Educação, visando criar recursos educativos, desenvolver programas de trabalho para inovar o desenvolvimento profissional dos professores, promover workshops e escolas de verão, incentivar o desenvolvimento de competências digitais e outras iniciativas para melhor desenvolver nos alunos/estudantes competências para a empregabilidade. Promovendo uma abordagem interdisciplinar nas metodologias de educação ambiental, engloba não só as ciências, mas outras áreas numa perspetiva STEAM (Science, Technology; Engeneer, Arts and Mathematics).
Um segundo foco fundamental de estudo do grupo SEI são as inovações sociais, que se constituem como novas abordagens para estudar problemas sociais e, ao mesmo tempo, aprimorar as capacidades e as conexões sociais, assim como refletir e discutir o uso de recursos naturais numa perspetiva geoética, sustentável e responsável. O objetivo da inovação social é a transformação sistémica, que envolve obrigatoriamente a educação científica e o pensar sobre a sustentabilidade planetária, assim com a forma de desenvolve cidadãos informados e ativamente participativos na transformação social.

Investigador principal

Líder de equipa

Clara Vasconcelos is a Professor at the Department of Geosciences, Environment and Spatial Landing and in the Unit of Science Teaching, both in the Faculty of Sciences of Porto University. Her interests are in Science Education and Teaching Methods, Sustainable Development, Environmental Education and Science Communication. She was the European Team Leader of GOAL project (Geoethics Outcomes and Awareness Learning) (2018-2021), an Erasmus Plus Project and the first European Project funded in the area of Geoethics. She is the Vice-Chair of IGEO (International Geoscience Education Organization) (2018-2021), a Commissioner of IUGS in COGEducation. (2015-), the National Co-Coordinator of International Association for Promoting Geoethics- Portugal. (2014-), Member of the Panel of Experts in Education of the European Federation of Geology. (2010-), and a Portuguese Council Member of the IGEO. She is the Editor of the Education in Geosciences Collection of Geoscience (and MDPI open access journal).

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Inovação Social e Educacional
Co-investigador principal
Investigador

Tiago Ribeiro é Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Portugal. É doutorado em Ensino e Divulgação da Ciência (Especialização em Ensino das Ciências) pela FCUP com a tese “Uma abordagem ao sistema Terra numa perspetiva Geoética: da Ciência Cidadã à Educação Científica” – financiada pela FCT (ref. SFRH/BD/143306/2019). Tem um mestrado em Ensino de Biologia e Geologia e uma licenciatura em Biologia pela mesma universidade. É Secretário (2022 -) da International GeoScience Education Organisation (IGEO), Junior Ambassador Português (2020 -) da Universal Scientific Education & Research Network (USERN), e Membro Associado (2023 -) da IUGS Commission on Geoscience Education (IUGS COGE). O Tiago faz investigação no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), onde é Co-PI do Grupo de Inovação Social e Educacional (SEI) (2024 -). Os seus interesses de investigação são a educação científica em contextos formais, não formais e de educação ao longo da vida para promover a inovação e o impacto social na educação científica, abordando desafios contemporâneos e promovendo ambientes de aprendizagem inclusivos e acessíveis para diversos públicos.

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Projetos de investigação

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Membros da equipa

PhD student

Ana é Mestre em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). É licenciada em Biologia pela Universidade de Aveiro, instituição onde também obteve uma Pós-Graduação em Ensino da Geologia e da Biologia. Concluiu a profissionalização em serviço na Escola Superior de Educação de Santarém. É professora do 3.º ciclo e secundário no Centro de Estudos de Fátima (CEF) e estudante do Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências (Especialidade em Ensino das Ciências). A sua Tese intitula-se “Reprodução humana assistida e dilemas bioéticos: Intervenção educativa no ensino secundário”, pelo que a sua investigação se foca na contribuição da aplicação de metodologias ativas no ensino das Ciências e potenciar a operacionalização da abordagem da bioética no programa de Biologia do 12.º ano.

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PhD student

Atualmente, é aluna de doutoramento do Programa Doutoral em Ensino e Divulgação das Ciências (especialização em Ensino das Ciências) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), com o projeto de tese intitulado “Abordagem ao sistema Terra: Do desenvolvimento profissional à mudança atitudinal no ensino das Ciências Naturais”. É mestre em Geologia para o Ensino e licenciada em Geologia na mesma área, ambos os cursos concluídos FCUP. Exerce a atividade docente há mais de 25 anos, integrando atualmente o quadro de uma escola pública.

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PhD student

Isabel é licenciada em Geologia (ramo educacional) e mestre em Geologia para o Ensino, ambos concluídos na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). É professora de Biologia e Geologia no ensino básico e secundário. Atualmente, é doutoranda do Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências (Especialização em Ensino) na FCUP. No âmbito da sua atividade profissional participou em diversos eventos e interagiu com alguns colaboradores, em coautoria de trabalhos científicos. Os seus principais interesses de investigação são Educação em Ciências, Ensino das Geociências, produção e desenvolvimento de jogos educativos, Património Geológico, saúde e nutrição sustentável.

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PhD student

A Marta é licenciada em Biologia (ramo Científico-tecnológico) e mestre em Ensino de Biologia e de Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). É doutoranda em Ensino e Divulgação das Ciências (especialização em Ensino das Ciências), também na FCUP. Os seus principais interesses de investigação são a educação em ciências, o desenvolvimento sustentável, o sistema Terra, o ensino e a aprendizagem da bioética e da geoética, e a promoção da cidadania participativa entre os jovens.

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PhD student

Estudante de doutoramento em Educação e Divulgação das Ciências, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Mestre em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará, Brasil (UFC), com a dissertação “Accessible Interactions 500: um jogo de tabuleiro híbrido inclusivo com realidade aumentada para auxiliar o ensino de Química a alunos surdos e ouvintes”. Licenciada em Química pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil (UECE). Possui experiência como professora de Química e é especialista em ensino para surdos. Suas áreas de pesquisa concentram-se em educação e divulgação científica, com ênfase no público surdo. 

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PhD student

Nuno Teles conta com uma experiência diversificada no âmbito do ensino e da promoção e comunicação das ciências. Desde 2008, participou em vários projetos pedagógicos na Universidade do Porto. Terminou a sua pós-graduação do curso de doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências, com especialização em Ensino das ciências. As áreas de investigação centram-se na educação formal e não-formal. Presta serviço como coordenador do Serviço Educativo do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, procurando sempre melhorar a sua formação através da participação em vários projetos que visem a promoção da ciência e a vertente educacional.

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PhD student

Pedro Sousa é licenciado em Biologia pela Universidade do Porto (FCUP) e mestre em Ensino e Divulgação das Ciências. Atualmente, é doutorando em Ensino e Divulgação das Ciências, com especialização em Comunicação e Divulgação, na FCUP. Possui uma especialização adicional em Comunicação em Saúde, concedida pela FLUP, e esteve envolvido em comunicação institucional no Ipatimup. Está também a desenvolver uma série de podcasts para o CIIMAR, que servirá como base para a sua tese.

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Colaborador
Human Resources

Licenciou-se em Ensino de Biologia e Geologia (2002) e obteve o grau de Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências – Especialidade de Ensino das Ciências (2019), pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), com a tese “A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino Superior: um estudo no âmbito da Geologia e Ambiente”. Exerceu funções de Orientadora Cooperante, no âmbito da Iniciação à Prática Profissional (FCUP). Colaborou no desenvolvimento de manuais escolares. É docente do grupo de recrutamento 520, numa escola da rede pública, no distrito do Porto, e professora auxiliar convidada, na FCUP (2023/24).

Inovação Social e Educacional
PhD student

Doutoranda em Ensino e Difusão da Ciência, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Licenciatura em Engenharia de Minas pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 1998. Mestrado em Engenharia do Ambiente – Tratamento de Águas e Águas residuais pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 2001. Responsável pelo Setor de Educação Ambiental no Parque Biológico de Gaia desde 2002. Os meus interesses de investigação centram-se na educação ambiental, divulgação científica e educação para o desenvolvimento sustentável.

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Investigador

Tiago Ribeiro é Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Portugal. É doutorado em Ensino e Divulgação da Ciência (Especialização em Ensino das Ciências) pela FCUP com a tese “Uma abordagem ao sistema Terra numa perspetiva Geoética: da Ciência Cidadã à Educação Científica” – financiada pela FCT (ref. SFRH/BD/143306/2019). Tem um mestrado em Ensino de Biologia e Geologia e uma licenciatura em Biologia pela mesma universidade. É Secretário (2022 -) da International GeoScience Education Organisation (IGEO), Junior Ambassador Português (2020 -) da Universal Scientific Education & Research Network (USERN), e Membro Associado (2023 -) da IUGS Commission on Geoscience Education (IUGS COGE). O Tiago faz investigação no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), onde é Co-PI do Grupo de Inovação Social e Educacional (SEI) (2024 -). Os seus interesses de investigação são a educação científica em contextos formais, não formais e de educação ao longo da vida para promover a inovação e o impacto social na educação científica, abordando desafios contemporâneos e promovendo ambientes de aprendizagem inclusivos e acessíveis para diversos públicos.

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PhD student

Obteve um diploma em Biologia e Geologia em 2004, com uma especialização em Geologia para o Ensino. De 2017 a 2021, desempenhou funções como membro do Conselho Geral da Universidade do Porto. É coautor de alguns livros sobre Biologia e Geologia destinados a alunos do ensino secundário. Desenhou ou ajudou a desenvolver várias ações de comunicação científica dirigidas a um público jovem, mas também ao grande público. Desde 2006 que é o coordenador do projeto Universidade Júnior da U. Porto, sendo responsável por compilar as diferentes atividades propostas em programas educativos coerentes, além de gerir a página web e a base de dados da U.Jr., bem como avaliar o impacto do programa, tema sobre o qual já apresentou várias comunicações em conferências nacionais e internacionais. Foi recentemente coordenador nacional de um Projeto Europeu H2020 e tem vindo a elaborar candidaturas para outros financiamentos.

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Principais publicações

Enhancing Environmental Education Through Nature-Based Solutions.

Vasconcelos, C., Calheiros, S.C.C. (Eds.)

2022Springer International Publishing
Teaching Sustainable Development Goals to University Students: A Cross-Country Case-Based Study.

Vasconcelos, C.; Silva, J.; Calheiros, C.S.C.; Mikusiński, G.; Iwińska, K.; Skaltsa, I.G.; Krakowska, K.

2022Sustainability 14, 1593.