Procurar
Notícias
Fevereiro 29, 2024

CIIMAR dá o nome a novo género e espécie de cianobactéria

Descoberta durante um mergulho perto do Porto de Leixões, a Ciimarium marinum foi descrita pela primeira vez por uma equipa de investigadores do CIIMAR.

Numa altura em que celebra o seu pleno 24.º aniversário, o CIIMAR vê o seu nome perpetuado através da descrição de um novo género e nova espécie de cianobactéria (Ciimarium marinum). A descoberta, protagonizada pelos investigadores Guilherme Scotta-HentschkeJoão Morais e Vítor Vasconcelos, acaba de ser publicada na revista científica Phytotaxa.

Este novo género de cianobactéria foi recolhido de uma amostra de biofilme obtida durante um mergulho dos investigadores Aldo Barreiro e Pedro Leão, também do CIIMAR, a um quilómetro da costa, perto do Porto de Leixões e a cerca de 10-12 metros de profundidade.

Para fazer a identificação da Ciimarium marinum, a equipa liderada por Vítor Vasconcelos utilizou ferramentas moleculares, de microscopia ótica e eletrónica de transmissão e análise do perfil de pigmentos. Estas metodologias permitiram compreender que este género contempla uma cianobactéria rica em carotenoides, contendo ainda níveis importantes de clorofila a e de ficocianina.

A espécie tipo que permitiu descrever este novo género está agora depositada no herbário da Universidade do Porto ( referência PO-T4784) e mantida em meio líquido na coleção de culturas de cianobactérias e microalgas do CIIMAR – LEGE_CC (com a designação LEGE 11466).

Consulte o comunicado de imprensa na íntegra.