Procurar

“Café com ciência” – 21 Fev

Série de seminários “Café com Ciência” | 21 Fev | Luís R. Vieira | 11:30

Título: Soluções Inovadoras para a Remoção e Gestão Sustentável do Lixo Marinho

O lixo marinho representa uma importante ameaça à saúde ambiental e humana. É, por isso, urgente desenvolver soluções, promover a adoção de boas práticas, comportamentos e escolhas responsáveis, essenciais para uma sociedade e futuro sustentáveis. Esta é a missão do projeto MAELSTROM. Financiado pela União Europeia, o projeto reúne um consórcio de 14 parceiros internacionais, com o objetivo de implementar soluções inovadoras a vários níveis para a remoção sustentável e reciclagem de lixo marinho em ambientes costeiros. Neste âmbito, a equipa do MAELSTROM implementou uma Barreira de Bolhas (Bubble Barrier) no estuário do Rio Ave, em Vila do Conde. A implementação desta tecnologia inovadora resultou de uma colaboração entre o CIIMAR, a Câmara Municipal de Vila do Conde, a Docapesca – Portos e Lotas S.A., a The Great Bubble Barrier, a Universidade de Malta, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde (CMIA) e teve o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Autoridade Marítima – Capitania de Vila do Conde. O projeto apoia os esforços globais que estão a ser desenvolvidos para resolver o problema do lixo marinho, tal como promovido pela Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável.

Nome: Luís R. Vieira

Luis R. Vieira é Investigador no CIIMAR-UP. Desenvolve investigação nas áreas da Ecologia e Ecotoxicologia, abrangendo vários tópicos prioritários, incluindo a ecologia costeira e estuarina, biodiversidade, avaliação da qualidade da água, vulnerabilidade dos ecossistemas, contaminantes de interesse emergente (e.g. lixo marinho e microplásticos), impactos das alterações climáticas e outras pressões sobre a vida aquática. Desenvolve, também, atividade na interface ciência-política-sociedade, no envolvimento multissetorial de stakeholders e na promoção da literacia do oceano. Luis R. Vieira é autor de vários indicadores de produção científica em Ciências Ambientais, incluindo vários livros e capítulos de livros internacionais e publicações em revistas científicas.

Seminário online. Para aceder carrega no LINK.

Se és membro do CIIMAR também podes aceder à gravação dos últimos seminários através do LINK.