Seminário
14 Fev
| 11:30 am

Série de Seminários Oceanus - 14 fev

Série de Seminários Oceanus | 14 Fev | Dina Abdel-Fattah & Stian Kleiven | 11:30

Título: Uma perspetiva do Ártico: um olhar interdisciplinar sobre a forma como as alterações climáticas estão a afetar o Oceano Atlântico Norte e as comunidades que o rodeiam

Nesta apresentação, iremos analisar a forma como se espera que as alterações climáticas afetem os ecossistemas marinhos, a indústria da aquacultura e as comunidades costeiras do Norte da Noruega. Esta será uma apresentação em duas partes, onde apresentaremos uma visão geral da discussão e das preocupações relacionadas com os impactos das alterações climáticas no Norte da Noruega, bem como um mergulho profundo num projeto de doutoramento que procura abordar este tópico complexo, mas importante, numa perspetiva de modelização.

Nome: Dina Abdel-Fattah & Stian Kleiven

Dina Abdel-Fattah é professora associada no Departamento de Tecnologia e Segurança da UiT – The Arctic University of Norway e é a líder do grupo de investigação de Adaptação às Alterações Climáticas da UiT. Tem um doutoramento em Recursos Naturais e Sustentabilidade pela Universidade do Alasca Fairbanks, um mestrado em Estudos de Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Amesterdão e uma licenciatura em Relações Internacionais pelo College of William and Mary. Abdel-Fattah leciona cursos sobre alterações climáticas e preparação para situações de emergência na UiT e tem uma sólida experiência de investigação sobre os riscos induzidos pelas alterações climáticas e os seus impactos sociais, em particular no contexto do Ártico.

Stian Kleiven é um biólogo marinho interessado na ecologia marinha do Ártico. Atualmente, está a trabalhar no seu projeto de doutoramento na UiT, relacionado com os impactos das alterações climáticas na indústria de aquacultura do Norte da Noruega.

O seminário terá lugar na sede do CIIMAR (Auditório Boca da Baleia).

Os membros externos do CIIMAR deverão enviar um email para divulgacao@ciimar.up.pt, solicitando autorização para entrar na zona do Terminal de Leixões

Se é membro do CIIMAR pode também aceder às gravações dos últimos seminários através do LINK.