| 11:30 am

“Café com ciência” – 20 Mar

Série de Seminários Café com ciência | 20 mar | Ana Sousa | 11:3o

Título: Os Ecossistemas de Carbono Azul e as alterações climáticas: Amigos ou Inimigos?

Os ecossistemas de carbono azul são zonas húmidas costeiras que incluem as pradarias de ervas marinhas, os sapais e os mangais, distribuídos por todo o globo. Neste “Café com Ciência” discutiremos a importância destes ecossistemas e a forma como influenciam e são influenciados pelas alterações globais, e que medidas podem ser implementadas para os restaurar, contribuindo para assegurar a biodiversidade e atingir as metas internacionais de neutralidade climática, com alguns exemplos da Ria de Aveiro.

Nome: Ana Sousa

Ana Sousa é Investigadora Auxiliar no CESAM-Centro de Estudos do Ambiente e do Mar e no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Doutorada em Biologia (Ecologia) pela Universidade de Lisboa. Desenvolve investigação em ecologia e conservação de zonas húmidas, biodiversidade e gestão de zonas costeiras. Tem investigado o funcionamento de zonas húmidas costeiras, em particular sapais e pradarias marinhas, a sua resiliência face a ameaças múltiplas, nomeadamente alterações climáticas (papel do Carbono Azul); o impacto nos serviços de ecossistema; e conservação, renaturalização e restauro de ecossistemas utilizando Soluções-baseadas na Natureza.

Seminário online. Para aceder carrega no LINK.

Se és membro do CIIMAR também podes aceder à gravação dos últimos seminários através do LINK.