| 11:30 am

Série de Seminários Neptune - 03 Abr

Série de Seminários Neptune | 03 Abr | Lucy Androsiuk | 11:30

Título: Explorando a diversidade de plasmídeos marinhos

Os ambientes marinhos estão repletos de vida microbiana diversificada, onde os plasmídeos desempenham um papel crucial na adaptabilidade microbiana. Apesar da compreensão e representação limitadas nas bases de dados, os plasmídeos marinhos estão a ganhar atenção. Desenvolvemos um pipeline para a montagem de novo de plasmídeos marinhos a partir de dados metagenómicos, identificando 362 candidatos no Mar Vermelho. A sua distribuição está correlacionada com fatores ambientais como a profundidade e a temperatura. A análise funcional revelou novos plasmídeos, sugerindo influências geográficas nas funções microbianas. Além disso, utilizando espaçadores CRISPR, identificámos potenciais hospedeiros para 3 dos candidatos a plasmídeos recentemente descobertos e hospedeiros alternativos para plasmídeos da base de dados de plasmídeos. Esta investigação lança luz sobre o plasmidoma marinho, as suas interações, impactos ambientais e perspectivas de engenharia genética.

Nome: Lucy Androsiuk

Lucy Androsiuk é atualmente estudante de doutoramento na Universidade Ben-Gurion do Negev, onde também concluiu o seu mestrado. Antes do seu percurso académico em Israel, obteve o seu bacharelato em Biotecnologias na Universidade Técnica Nacional da Ucrânia. Especializada em dinâmica de plasmídeos marinhos e utilizando dados de sequenciação metagenómica, a investigação de Lucy centra-se na deteção e caraterização de plasmídeos em amostras ambientais e de maricultura.

Seminário online. Para aceder carrega no LINK.

Se és membro do CIIMAR também podes aceder à gravação dos últimos seminários através do LINK.