Procurar
H2020 program / Horizon Europe

AQUACOMBINE

Sistemas aquapónicos integrados na exploração para a coprodução de peixes, halófitos, compostos bioativos e bioenergia

Investigador principal

Líder de equipa

Benjamín Costas concluiu o Mestrado em Aquacultura pela Universidade do Algarve em 2006, e em 2011 obteve o grau de Doutor em Ciência Animal pela Universidade do Porto. Benjamín Costas é atualmente Investigador Principal do CIIMAR e Coordenador da equipa Saúde de Animais Aquáticos, uma equipa jovem e fortemente motivada que destaca a imunologia nutricional como principal linha de investigação. O Doutor Costas é apaixonado pela saúde e bem-estar dos animais aquáticos e atualmente coordena projetos nacionais e internacionais nesse âmbito. A investigação principal incide em novas estratégias para melhorar a resistência dos peixes às doenças, bem como em biomarcadores de saúde não invasivos.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Saúde de Animais Aquáticos

No results found.

Um dos desafios mais importantes do século XXI é satisfazer a procura mundial de biomassa produzida de forma sustentável, tanto para o sector alimentar como para o crescente setor de bio produtos. O aumento da utilização de água doce para a agricultura e a perda de terras agrícolas devido à salinidade são preocupações relacionadas. A Salicornia europaea é cultivada comercialmente na UE pelas suas pontas frescas, que são comestíveis como salada (samphire de pântano).

É uma planta halófita e pode crescer em terras salinas sem necessitar de água doce para irrigação. Quando cultivada como vegetal, apenas as pontas frescas são utilizadas enquanto a parte lenhosa da planta é considerada um resíduo. Atualmente, os agricultores europeus estão a utilizar parte do resíduo fibroso para emendar o solo e secar as fibras para produzir sal de ervas. No entanto, a quantidade de resíduos para o produto alimentar é grande (aproximadamente 80%) e o teor de sal do resíduo é um problema quando usado para emenda do solo, uma vez que devolve o sal ao solo. Há um grande desejo dos agricultores de Salicórnia de aumentar o valor desta fração, de acordo com os princípios da economia circular. A parte dos resíduos lenhosos de Salicornia foi investigada como fonte de produtos farmacêuticos e nutracêuticos devido ao seu elevado teor de fitoquímicos, por exemplo, ácidos hidroxicinâmicos (HCA). Para ajudar a aumentar a agricultura de Salicornia, existe um desejo de valorizar estes resíduos através da produção bioquímica e bioenergética. O projeto irá também examinar a combinação da aquacultura e da cultura da Salicórnia criando sinergias tais como a formulação e teste de alimentos funcionais ricos em fitoquímicos para peixes e a formulação e teste de alimentos ricos em proteínas e lípidos para peixes. Os resultados deste estudo permitirão aos piscicultores e aquacultura de Salicórnia utilizar todas as frações da biomassa produzida e produzir HCAs de valor acrescentado, rações funcionais para peixes, e bioenergia. Isto irá criar novas indústrias circulares com a coprodução de alimentos, fármacos, e bioenergia a partir deste novo tipo de cultura sustentável com muito pouca ou nenhuma produção de fluxos de resíduos.

Equipas de investigação
Saúde de Animais Aquáticos
Instituição líder
Aalborg Universitet
Programa
Horizon 2020
Financiamento
Outros projectos