Procurar

Equipa de investigação

Biotecnologia Emergente e Processamento de Pescado

Biotecnologia Marinha

Os ecossistemas marinhos são ambientes únicos caracterizados pelo seu potencial de contribuição para a saúde ambiental e humana e para o fornecimento sustentável de alimentos, energia e biomateriais. O principal foco da nossa equipa de investigação tem sido a valorização dos recursos biológicos marinhos, vistos quer como fonte quer como alvo de aplicações biotecnológicas. Especificamente, a aplicação da legislação europeia sobre a eliminação dos descartes conduzirá a uma considerável disponibilidade a bordo e em terra de peixe subvalorizado. Paralelamente à valorização desta matéria-prima, procura-se também reduzir o impacto ambiental desta matéria orgânica.

Os nossos principais objetivos incluem:
• utilização de processos biotecnológicos para produção de biomoléculas e aumento sustentável da redução de resíduos;
• estudo e otimização de novas metodologias de conservação e bio-preservação, particularmente em produtos refrigerados;
• utilização de alternativas biotecnológicas para a produção de esqualeno, ácidos gordos do tipo ómega 3, especialmente DHA, fitoesteróis e outras biomoléculas;
• estudo de processos de transformação biotecnológica mais eficientes e limpos; e
• desenvolvimento de produtos inovadores com maior valor acrescentado, para uma melhor utilização de todos os produtos e subprodutos do sector das pescas e da aquacultura.
As atividades são orientadas para ter impacto na utilização plena e sustentável dos recursos biológicos marinhos, contribuir para renovar a oferta da indústria dos produtos do mar aos consumidores e contribuir para a prevenção de doenças e garantir um envelhecimento saudável para as gerações futuras.

Investigador principal

Líder de equipa

Narcisa Bandarra é investigadora e Chefe da Divisão de Aquacultura e Valorização do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Licenciou-se em Química Aplicada em 1989 e doutorou-se em 1999 em Biotecnologia pelo IST-Universidade Técnica de Lisboa. Os seus interesses de investigação centram-se na atualização de organismos marinhos, mais especificamente na fração lipídica e nos benefícios para a saúde do consumidor. É autora de 137 publicações científicas em revistas internacionais.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biotecnologia Emergente e Processamento de Pescado

Projetos de investigação

BLUEandGREEN

INNOVMAR

MarInfo

Membros da equipa

Bolsa de investigação

Ana Gomes-Bispo is graduated in Food Technology and Safety and has PhD in Agricultural Sciences (2017, University of Évora). Since 2017, she is a Researcher within the Emergent Biotechnologies and Seafood Processing Team (CIIMAR) and the Division of Aquaculture and Upgrading (DivAV) of IPMA, I.P. She has integrated national and international research projects like PROQUAL, ALGARED+, and NEWFOOD4THOUGHT. Her main scientific research interest concern with the development/implementation of analytical methodologies applied to the study of lipids and bioactives in marine resources, and the upgrading of undervalued marine resources, namely through the development of innovative and healthy products for human consumption.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biotecnologia Emergente e Processamento de Pescado
Investigador

Bárbara Teixeira é investigadora de pós-doutoramento. Obteve a licenciatura em Biologia Marinha e Pescas em 2004, uma pós-graduação em Estatística aplicada à Biologia em 2007, e um doutoramento em Química em 2013. Nos últimos 10 anos, os seus interesses de investigação centraram-se principalmente no processamento e preservação de pescado. Ela também investiga o uso de aditivos (polifosfatos) em produtos do mar. O trabalho desenvolvido até agora resultou em cerca de 30 publicações científicas em revistas internacionais.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biotecnologia Emergente e Processamento de Pescado
Investigador

Carla Pires é Investigadora do Laboratório de Biotecnologia da Divisão de Aquacultura e Valorização do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Licenciou-se em Engenharia Química em 1994 e obteve seu doutoramento em 2008 em Bioquímica, Biologia Molecular e Genética. A sua principal área científica de investigação é a valorização de subprodutos e espécies subutilizadas. É também membro do sistema de gestão da qualidade e do conselho científico do IPMA. Participou em vários projetos nacionais e internacionais e é autora de 21 publicações científicas em revistas internacionais.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biotecnologia Emergente e Processamento de Pescado
Investigador

Carlos Cardoso é investigador do IPMA e do CIIMAR. Licenciado em Engenharia Química (Ramo Biotecnologia) pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa em 1998 e doutorado em Ciência Animal, Tecnologias de Produtos Animais pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto em 2011. A sua investigação abrange diversas áreas, desde tecnologia do pescado e bioquímica de algas até nutrição e avaliação de risco-benefício na perspetiva da saúde pública. Ele é editor associado do Journal of Food Composition and Analysis e autor de 90 publicações científicas em revistas científicas internacionais indexadas e com arbitragem científica.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biotecnologia Emergente e Processamento de Pescado
Investigador

Doutorada em Farmácia, Mestre em Ciências Farmacêuticas, especialização em Controlo de Qualidade e Toxicologia Alimentar (FFUL) e Licenciada em Biologia Marinha e Pescas (UAlg).
Investigadora do Instituto Português do Mar e da Atmosfera-IPMA, I.P. Área Investigação científica focada na qualidade e segurança, onde desenvolve atividades que visam a valorização e qualificação dos produtos da pesca/aquacultura. Especificamente, o seu trabalho centra-se na avaliação risco-benefício, bioacessibilidade de nutrientes e contaminantes, nutrição, toxicologia e bioprospeção. Publicou mais de 75 artigos revistos por pares e 5 capítulos de livros. Participa em projetos de I&D e supervisiona estudantes de mestrado/doutoramento.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biotecnologia Emergente e Processamento de Pescado
Investigador

Researcher at IPMA (Portuguese Institute for Sea and Atmosphere) in the Microbiology Laboratory of the Division Aquaculture and Valorisation). Presently National Coordinator of National Group for Monitoring Mollusc Bivalves, head of the Molecular Biology Lab, co-responsible for the Microbiology Lab. (National reference lab for bivalves monitoring). More than 30 years of experience in a broad range of subjects on the Fisheries sector on research, training, national and international project proposals, coordination and development. Member of IPMA quality management system and scientific council. Presently working on enteric virus and species identification by molecular biology. Several contributions for manuscripts peer-review and for training on microbiology.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biotecnologia Emergente e Processamento de Pescado
Investigador

Helena Lourenço is a Researcher at Division of Aquaculture, Upgrading and Bioprospection (DivAV) of Portuguese Institute for Sea and Atmosphere, I.P. (IPMA). She holds a degree in Technological Chemistry, a post-graduation in Applied Biochemistry and a PhD in Biochemistry. She is member of DivAV quality management system, according to ISO 17025 accreditation. Her main scientific research area is seafood quality related with essential elements and contaminant metals. The laboratory where she works is the National Reference Laboratory for contaminant metals (Group B3c) in aquaculture products. She participates regularly in the annual meetings of the European Reference Laboratory for metal and nitrogenous compounds in food and feed (EURL-MN). She has participated in > 20 National and International projects and is author of > 30 scientific publications in international journals.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biotecnologia Emergente e Processamento de Pescado
Investigador

A Margarida Saavedra é uma nutricionista de peixes e investigadora no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Tem mais de 20 anos de experiência em reprodução de peixes e crescimento larvar em espécies como a dourada, corvina, linguado, sargo, bacalhau e cavalos-marinhos. A Margarida é especializada em nutrição de peixes, formulação de rações e análise das fibras musculares. A Margarida tem doutoramento em aquacultura pela Universidade do algarve e mestrado pela Universidade de Stirling, na Escócia, A Margarida tem 23 publicações e mais de 30 comunicações orais e em poster em congressos científicos nacionais e internacionais.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biotecnologia Emergente e Processamento de Pescado
Investigador

Rogério Mendes é investigador do IPMA, I.P. e do CIIMAR, qualificado com agregação/habilitação para a coordenação científica. Realiza atividades nas áreas da qualidade e segurança dos produtos da pesca e aquacultura, valorização de extratos naturais de fontes marinhas focado em biotecnologia de subprodutos marinhos. Tem 43 anos de experiência científica no desenvolvimento de projetos de investigação europeus e nacionais. Supervisionou e orientou mais de trinta alunos de licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento e a disseminação da atividade científica resultou na publicação de mais de cem trabalhos científicos em revistas internacionais referenciadas e capítulos de livros.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biotecnologia Emergente e Processamento de Pescado
Investigador
EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biotecnologia Emergente e Processamento de Pescado

Principais publicações

Fatty acids, selenium, and vitamin B12 in chub mackerel (Scomber colias) as nourishment considering seasonality and bioaccessibility as factors.

Afonso, C., Cardoso, C., Gomes-Bispo, A., Ferreira, I., Rego, A., Coelho, I., Motta, C., Prates, J.A.M., Castanheira, I., Bandarra, N.M.

2023Food Chemistry, 403, 134455
Farming a wild seaweed and changes to its composition, bioactivity, and bioaccessibility: The Saccorhiza polyschides case study.

Cardoso, C., Almeida, J., Coelho, I., Delgado, I., Gomes, R., Quintã, R., Bandarra, N.M., Afonso, C.

2023Food and Function, 10: 7333.
Characterization of Protein Hydrolysates from Fish Discards and By-Products from the North-West Spain Fishing Fleet as Potential Sources of Bioactive Peptides.

Henriques, A., Vázquez, J., Valcarcel, J., Mendes, R., Bandarra, N.M., Pires, C.

2021Mar. Drugs, 19 (6), 338
The Implications of Following Dietary Advice Regarding Fish Consumption Frequency and Meal Size for the Benefit (EPA+DHA and Se) versus Risk (MeHg) Assessment.

Afonso, C., Bernardo, I., Bandarra, N.M., Louro Martins, L., Cardoso, C.

2019International Journal of Food Sciences and Nutrition, 70:5, 623-637