Procurar
Transnational R&D

SIDESTREAM

Bio-produção secundária de organismos tróficos baixos utilizando fluxos laterais dos setores azul e verde para produzir novos ingredientes de ração

Investigador principal

Líder de equipa

Luísa M.P. Valente é Bióloga, com mais de 25 anos de experiência em nutrição de peixes e aquacultura sustentável focada em alimentos funcionais, impacto ambiental; crescimento e qualidade muscular; economia circular, e uma só saúde.

Cientista sénior e Professora Catedrática no ICBAS, Universidade do Porto. Diretora do programa doutoral em Ciência Animal. Integra a direção do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental onde coordena a linha temática de Biologia, Aquacultura e Qualidade do Pescado. Membro da Direção do B2E- Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul. Membro da Sociedade Europeia de Aquacultura (EAS) integrando a direção durante 4 anos.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado

No results found.

Em que medida é possível processar e utilizar nutrientes provenientes de resíduos da aquacultura e da agricultura? Que novos organismos e abordagens são mais adequados? Estes organismos podem servir como ingredientes para a alimentação de animais? Quão adequados e seguros são os ingredientes dos alimentos para animais produzidos a partir de resíduos? Qual é o potencial de mercado e a viabilidade económica dos ingredientes dos alimentos para animais produzidos segundo princípios circulares sustentáveis?

SIDESTREAM aborda estas questões para fazer avançar a fronteira da produção de compostos de alto valor através da utilização de invertebrados e bactérias marinhas tróficas de baixo valor, que serão cultivadas em fluxos de resíduos, seguindo princípios circulares. Várias indústrias são procuradas por compostos de alto valor, tais como lípidos de origem marinha, proteínas e pigmentos, como astaxantinas. Os ácidos gordos polinsaturados de cadeia longa Omega-3 (≥C20) (ω3 LCPUFA) são lípidos marinhos abundantes em óleos de peixe e farinhas de peixe (“ingredientes marinhos”). A utilização de ω3 LC-PUFA em aquafeeds assegura tanto o crescimento como a saúde das espécies cultivadas e o seu valor nutricional para os consumidores. A aquacultura é de longe o maior consumidor de ingredientes marinhos, exigindo assim ingredientes novos de alta qualidade nutricional para assegurar criticamente uma expansão sustentável. Adicionalmente, existe uma tendência para compostos bioativos naturais como a astaxantina como um estimulante bioativo natural (nutracêutico), o que acrescenta valor à ração resultante.
Os parceiros da SIDESTREAM demonstraram que as poliquetas e crustáceos podem produzir ω3 LC-PUFA de novo. Tal capacidade impressionante será explorada na SIDESTREAM. Tomaremos correntes laterais dos setores da aquicultura, agricultura e biogás, e produziremos poliquetas e gammarídeos na fase sólida e astaxantina bacteriana na fase líquida. A biomassa será processada e testada como ingredientes alimentares para peixes e camarões durante todas as fases da vida. A abordagem de vanguarda SIDESTREAM permitirá a criação de valor a partir de recursos até agora considerados como resíduos, permitindo a inovação e a utilização sustentável na aquacultura.

Equipas de investigação
Alimentos e Qualidade do Pescado
Genética e Evolução Animal
Instituição líder
SINTEF - Fisheries and Aquaculture
Programa
ERA-NET BLUEBIO COFUND
Financiamento
Outros projectos