Procurar
Linha de investigação

Biotecnologia Marinha

Os temas de investigação do CIIMAR incluem a investigação da riqueza dos recursos oceânicos para a descoberta e caraterização de novos compostos bioativos com aplicações ecológicas, farmacêuticas ou outras aplicações industriais. O estudo de toxinas emergentes, o desenvolvimento de biossensores para sistemas de deteção precoce e o desenvolvimento de ferramentas de biorremediação e fitorremediação para recuperação de ecossistemas são outros objetivos principais desta linha de pesquisa.

Líder de equipa

Madalena Maria Magalhães Pinto is a retired Full Professor at the Faculty of Pharmacy (FFUP). She was coordinator at two Research Centers (CEQOFFUP and CEQUIMED); and currently is Researcher and Team Leader of the Group of Natural Products and Medicinal Chemistry at Interdisciplinary Center for Marine and Environmental Research (CIIMAR), University of Porto, Portugal. Previous roles include Head of the Laboratory of Organic and Pharmaceutical Chemistry and founder and Director of the Master’s Degree Course in Pharmaceutical Chemistry (FFUP). She was/is PI and member of several Research Projects, author/co-author of 6 patents, more than 260 research papers, 4 books and 14 book chapters. Her research focuses on Medicinal Chemistry, involving total synthesis and molecular modification of pharmacologically active compounds, based on molecular models of plant and marine sources (antifouling, antitumor, anticoagulant and antiplatelet, anti-inflammatory, antimalarial, antimicrobial, multidrug resistance reversal agents, etc.). She has a special interest in synthesis and bioenantioselectivity of chiral compounds, studies of structure-activity-properties relationship and molecular recognition of artificial receptors as new chiral stationary phases for liquid chromatography.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Produtos naturais marinhos e química medicinal
Co-Líder de linha
Líder de equipa

Pedro Leão é Investigador Principal, titular da ERA Chair em Biotecnologia Azul e Bioengenharia e lidera o Grupo de Investigação “Cyanobacterial Natural Products” no CIIMAR, assim como a Linha de Investigação em Biotecnologia Marinha. Licenciado em Bioquímica pela Universidade do Porto (2005), obteve os graus de Mestre (2006) e Doutor (2010) pela mesma universidade. Tornou-se investigador FCT em 2015, e em 2018 começou o seu grupo de investigação no CIIMAR, após receber uma bolsa ERC Starting Grant. Os seus estudos de pós-doutoramento foram realizados no CIIMAR, no Scripps Institution of Oceanography (EUA) e na Universidade de Harvard (EUA). A sua investigação foca-se na química, biossíntese e ecologia química dos produtos naturais cianobacterianos.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Produtos Naturais de Cianobactérias
Líder de linha
Líder de equipa

Ana Paula Mucha é licenciada em Ciências Aquáticas (1993), mestre em Ecologia, Gestão e Modelação de Recursos Aquáticos (1997) e doutorada em Ciências Aquáticas (2002). Tem um cargo de investigadora no CIIMAR, Universidade do Porto, Portugal, sendo membro da Direção e Investigadora Principal da Equipa ECOBIOTEC (Bioremediação e Funcionamento de Ecossistemas).

Além disso, é Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Centra sua investigação na relação entre microrganismos e contaminantes, visando o desenvolvimento de tecnologias de biorremediação para recuperação de ecossistemas e sustentabilidade ambiental. Ela também explora as associações micróbio-planta para o desenvolvimento de soluções baseadas na natureza para a gestão da água e as interações micróbio-animal para aumentar a sustentabilidade ambiental da produção aquícola.

Ela é autora de ca. 90 artigos SCI, incluindo revistas de alto perfil na área de Ciências Marinhas e Ambientais. Ela esteve envolvida em vários projetos regionais, nacionais e internacionais, e atualmente coordena a participação do CIIMAR no projeto europeu “BIOSYSMO – BIOremediation Systems explorando SYnergieS para melhorar a remoção de Mixed pollutants” (GAP-101060211), o projeto “Ocean3R – Reduzir pressões, restaurar e regenerar o oceano e as águas do noroeste de Portugal” (NORTE-01-0145-FEDER-000064), e a Linha de Investigação 4 (Biobancos marinhos como ferramentas para biotecnologia marinha) no programa estruturado de I&D “ATLANTIDA – Plataforma de monitorização do Oceano Atlântico Norte e ferramentas para a exploração sustentável de os recursos marinhos” (NORTE-01-0145-FEDER-000040). Além disso, tem estado envolvida como orientadora em vários programas de mestrado e doutoramento nacionais e europeus, e atualmente co-coordena a equipa da FCUP responsável pelo M2ex-European Joint Doctorate “Exploiting metal-microbe application to expand the circular economy” (União Europeia; programa de investigação e inovação Horizonte 2020 ao abrigo do acordo de subvenção Marie Sklodowska-Curie n.º 861088).

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Biorremediação e microrganismos para a sustentabilidade
Co-Líder de linha
Equipas de investigação

No results found.

Outras linhas de investigação

Biologia, Aquacultura e Qualidade dos Produtos do Mar

Saber mais

Alterações Globais e Serviços dos Ecossistemas

Saber mais