Procurar
Linha de investigação

Alterações Globais e Serviços dos Ecossistemas

O CIIMAR fornece conhecimentos e ferramentas básicas para apoiar a proteção e gestão dos ecossistemas marinhos, estuarinos e de água doce. É promovida a exploração sustentável dos recursos marinhos com a produção de produtos e serviços valiosos. A investigação é realizada em estreita colaboração com as PME, as autoridades internacionais e locais e as partes interessadas.

Líder de equipa

Ecologista marinho com mais de 25 anos de experiência na investigação de ecossistemas costeiros. A minha investigação envolve principalmente ecologia experimental e ferramentas de modelação para compreender e prever os efeitos das alterações globais nas populações e ecossistemas costeiros, tanto do ponto de vista estrutural como funcional.
Palavras-chave:
Ecologia marinha, Ecossistemas costeiros, Alterações climáticas, Biodiversidade, Funcionamento dos ecossistemas, Florestas marinhas, Invasões biológicas, Ficologia.
Coordinador da Equipa de Ecologia Bentónica do CIIMAR desde 2020.

Ecologia Bentónica e Soluções Ambientais
Co-Líder de linha
Líder de equipa

Lúcia Guilhermino (Doutorada em Biologia, Universidade de Coimbra) é Professora Catedrática da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas (ICBAS) da Universidade do Porto (U.Porto), e Presidente da Comissão de Ética, Investigadora Principal (PI) da Linha de Investigação de Alterações Globais e Serviços dos Ecossistemas, e PI da Equipa de Investigação de Ecotoxicologia Aquática e One Health do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR). Coordenadora do Programa Doutoral em Contaminação e Toxicologia Ambiental e do Mestrado em Toxicologia e Contaminação Ambiental da U. Porto, e Coordenadora pela U.Porto do Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Contaminação e Toxicologia Ambiental, entre outras funções.
Investigação principal: efeitos combinados de alterações climáticas, contaminantes químicos (e.g., microplásticos, nanomateriais, fármacos, metais) e outros fatores de stress em organismos e ecossistemas marinhos e de água doce, e os riscos resultantes para a saúde global. L. Guilhermino coordenou/participou em vários projetos nacionais e internacionais, tendo participado na publicação de mais de 200 artigos em revistas científicas indexadas (Scopus e/ou WoS), entre mais de 300 outras publicações.

Ecotoxicologia Aquática e Uma Saúde
Líder de linha
Líder de equipa

Ana Bio é bióloga, licenciada pela Universidade de Aveiro, com doutoramento na Universidade de Utrecht, Países Baixos, com uma tese sobre modelação estatística espécie-ambiente. Desde então, os seus interesses de investigação evoluíram nas áreas das relações espécie-ambiente; avaliação de ecossistemas estuarinos e costeiros e de risco de erosão; e bioacústica subaquática. As principais atividades incluem: monitorização costeira e oceânica; análise empírica e modelação estatística; morfodinâmica e analise de risco; análise de dados de deteção remota; e aplicação de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Interações Terra-Oceano-Atmosfera
Co-Líder de linha
Equipas de investigação

Ecologia e Evolução Aquática