Procurar
Plataforma

Bioinformática

A bioinformática combina biologia e ciência da computação para auxiliar na aquisição, armazenamento, análise e disseminação de dados biológicos, incluindo frequentemente a análise de sequências de moléculares biológicas, como DNA, RNA e sequências de proteínas.

Comparar genomas (montagem, anotação, faseamento, síntese, variação estrutural, etc.), genes, proteínas e outras sequências dentro de um organismo ou entre organismos, permite reconstituir suas relações evolutivas, avaliar a função do DNA, RNA, proteína (incluindo a previsão das estruturas tridimensionais das proteínas), etc.
A riqueza sem precedentes de dados biológicos que surge com o projeto do genoma humano e os subsequentes projetos de sequenciação em organismos diversificados, desde microrganismos a vertebrados superiores, exigiu a análise e interpretação de enormes conjuntos de dados que estão a ser geridos pela ciência em evolução da bioinformática. Tal campo interdisciplinar conecta biologia, ciência da computação, matemática e física, com a aplicação de diversas ferramentas de computação e análise para interpretar adequadamente os dados biológicos.
A bioinformática permite o gerenciamento atual de grandes conjuntos de dados ómicos (genómica, transcriptómica, proteómica, epigenómica, metagenómica, metabarcoding, eDNA, etc.) na biologia e medicina modernas, permitindo decifrar dados biológicos e, adicionalmente, compreender o papel das mudanças moleculares que influenciam a diversificação e evolução viva, ambiental saúde, progressão de doenças, com potenciais aplicações clínicas de tais inferências em terapia individualizada (medicina de precisão), descoberta de medicamentos e desenvolvimento biotecnológico e industrial.
O CIIMAR fornece serviços personalizados de análise de dados bioinformáticos para auxiliar na interpretação de dados gerados por sequenciamento, genotipagem e outros experimentos moleculares relacionados. Usamos algoritmos e pipelines de bioinformática de última geração e personalizados, fornecendo avaliação final e interpretação de resultados ómicos de alta qualidade (por exemplo, genómica, transcriptómica, proteómica, epigenómica, metagenómica, metabarcoding, genómica ambiental, etc.) no desenvolvimento e implementação de projetos académicos e bioprojetos industriais.

Investigador principal
Líder de equipa

Doutor em Biologia. Chefe da Equipa de Investigação em Genómica Evolutiva e Bioinformática do CIIMAR da Universidade do Porto. Foi Diretor Técnico-Científico do Centro Ambiental de Matosinhos (CMIA) da Câmara Municipal de Matosinhos.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Genómica evolutiva e bioinformática
Acesso aos Ecossistemas
Química Analítica
Aquacultura e Experimentação Animal
Biodescoberta e Biorrefinaria
Desenvolvimento de Negócios Azuis
Coleção de Culturas
Ecotoxicologia
Genómica e Proteómica
Substâncias Perigosas e Nocivas