Linha de investigação

Biologia, Aquacultura e Qualidade do Pescado

Promover a sustentabilidade da aquacultura num clima em mudança e desenvolver métodos inovadores para aumentar a extração de alimentos do oceano são abordagens centrais para enfrentar os desafios sociais relacionados com a nutrição humana e a qualidade dos produtos do mar. Para tal, é fundamental compreender aspetos centrais relacionados com a diversidade morfológica e fisiológica de espécies aquáticas de interesse económico ou chave para as cadeias alimentares, incluindo as suas exigências ambientais e nutricionais, mecanismos de adaptação e suscetibilidade a doenças. O conhecimento científico e a inovação de alto impacto nas áreas de apoio são fornecidos através de investigação básica e aplicada e transferidos para a indústria e os utilizadores finais.

Líder de equipa

Filipe Castro é Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e PI da equipa em Genética Animal e Evolução. Entre os vários focus de investigação do grupo estão a Genómica Comparada, Fisiologia e Evolução, Bioinformática e o Antropoceno.

Genética e Evolução Animal
Co-Líder de linha
Líder de equipa

Luísa M.P. Valente é Bióloga, com mais de 25 anos de experiência em nutrição de peixes e aquacultura sustentável focada em alimentos funcionais, impacto ambiental; crescimento e qualidade muscular; economia circular, e uma só saúde.

Cientista sénior e Professora Catedrática no ICBAS, Universidade do Porto. Diretora do programa doutoral em Ciência Animal. Integra a direção do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental onde coordena a linha temática de Biologia, Aquacultura e Qualidade do Pescado. Membro da Direção do B2E- Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul. Membro da Sociedade Europeia de Aquacultura (EAS) integrando a direção durante 4 anos.

Alimentos e Qualidade do Pescado
Líder de linha
Líder de equipa

Benjamín Costas concluiu o Mestrado em Aquacultura pela Universidade do Algarve em 2006, e em 2011 obteve o grau de Doutor em Ciência Animal pela Universidade do Porto. Benjamín Costas é atualmente Investigador Principal do CIIMAR e Coordenador da equipa Saúde de Animais Aquáticos, uma equipa jovem e fortemente motivada que destaca a imunologia nutricional como principal linha de investigação. O Doutor Costas é apaixonado pela saúde e bem-estar dos animais aquáticos e atualmente coordena projetos nacionais e internacionais nesse âmbito. A investigação principal incide em novas estratégias para melhorar a resistência dos peixes às doenças, bem como em biomarcadores de saúde não invasivos.

Saúde de Animais Aquáticos
Co-Líder de linha