Procurar

Equipa de investigação

Alimentos e Qualidade do Pescado

Biologia, Aquacultura e Qualidade dos Produtos do Mar

O sector aquícola enfrenta novos desafios para ser competitivo, rentável e sustentável. A nossa prioridade é gerar ciência e inovação de excelência para promover a Bioeconomia Azul Europeia.
A investigação foca-se na otimização de práticas sustentáveis para a aquacultura visando técnicas de produção inteligente e de precisão. Isto inclui a incorporação de novas fontes de nutrientes e a valorização de subprodutos industriais em alimentos compostos para peixes, de forma a melhorar a qualidade, a segurança e o bem-estar dos animais aquáticos numa abordagem respondendo às exigências do mercado.

É enfatizada uma investigação orientada para a resolução problemas, combinando a excelência científica e a transferência de conhecimento para os utilizadores finais e a indústria.
1) Práticas sustentáveis para aquacultura
– Desenhar e testar (in vitro e in vivo) formulações nutricionais responsáveis usando novos ingredientes e princípios de economia circular.
– Promover a utilização de nutrientes e o crescimento dos peixes num cenário de alterações climáticas.
– Avaliar a autenticidade de rações e alimentos.
– Explorar a programação epigenética e implementar técnicas de produção inteligente e de precisão.
2) Nutrição funcional e bem-estar animal
– Explorar ingredientes funcionais para promover o bem-estar e a robustez das espécies cultivadas.
– Melhorar o estado oxidativo e imunológico dos peixes para prevenir e mitigar o stress.
– Melhorar a saúde intestinal e identificar biomarcadores de bem-estar.
3) Qualidade e segurança do pescado
– Aumentar a produtividade e a imagem da aquacultura promovendo a biossegurança das espécies produzidas e fornecendo ao consumidor pescado saudável e seguro.
– Modelar a qualidade e o valor nutricional das espécies cultivadas.
– Criar produtos de aquacultura inovadores e de valor acrescentado.
– Identificar biomarcadores para avaliar a qualidade e a segurança do pescado.

Investigador principal

Líder de equipa

Luísa M.P. Valente é Bióloga, com mais de 25 anos de experiência em nutrição de peixes e aquacultura sustentável focada em alimentos funcionais, impacto ambiental; crescimento e qualidade muscular; economia circular, e uma só saúde.

Cientista sénior e Professora Catedrática no ICBAS, Universidade do Porto. Diretora do programa doutoral em Ciência Animal. Integra a direção do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental onde coordena a linha temática de Biologia, Aquacultura e Qualidade do Pescado. Membro da Direção do B2E- Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul. Membro da Sociedade Europeia de Aquacultura (EAS) integrando a direção durante 4 anos.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Co-investigador principal
Investigador

Rodrigo Ozorio (RO) possui mais de 20 anos de experiência em Aquicultura, com especial ênfase na nutrição de peixes. Ele possui mestrado e doutorado pela Universidade e Centro de Pesquisa de Wageningen (WUR), Holanda. RO é especialista na dinâmica nutricional dos peixes e no potencial económico de novas espécies aquícolas com base num conjunto de critérios fisiológicos e de criação. Participou em 15 projetos nacionais e internacionais (orçamento global de 2,0 milhões de euros), incluindo quatro projetos como líder científico tratando de novos sistemas de aquacultura e alternativas sustentáveis para a aquacultura marinha intensiva. Orientou 8 teses de doutoramento e 15 teses de mestrado e foi autor de mais de 56 publicações científicas.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Projetos de investigação

ACCESS2SEA

AquaCell

ATLANTIDA

BASSinCELLS

Cardiofish

CAVIAR

ConTribuT

INNOVMAR

INSECTERA

MARINALGAE4aqua

MobFood

Ocean3R

PBA

PEIXEROL

PROTALGAE

SAFE

SEAFOODTOMORROW

SIDESTREAM

Membros da equipa

Técnico de Investigação

A Adriana Oliveira nasceu em Matosinhos, Porto, em 1998 e licenciou-se em Biologia pela FCUP, 2019. Iniciou o seu percurso profissional como estagiária no CIIMAR, em 2018, e concluiu o mestrado em Recursos Biológicos Aquáticos, em 2021. Concluiu a sua tese de mestrado no NUTRIMU depois de também ter feito parte do seu trabalho na EPPO, pertencente ao IPMA. Em 2022, como recém-licenciada, completou 2 estágios ERASMUS + na Universidad de Granada, Espanha, e na Università Politecnica delle Marche, Itália. Atualmente, trabalha no grupo de investigação LANUCE e foi recentemente premiada com uma bolsa de doutoramento do programa FCT.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Técnico de Investigação

Alexandra Marques, licenciou-se em Engenharia Zootécnica (2014) e em 2020 especializou-se em Controlo de Qualidade pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.
Desde 2014 tornou-se colaboradora do CIIMAR no laboratório de Nutrição, Crescimento e Qualidade do peixe (LANUCE), onde atualmente é técnica superior responsável pelas análises químicas e gestão laboratorial do grupo.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Investigador

A Ana Basto é Licenciada em Ciências do Meio Aquático pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto (ICBAS-UP) desde 2014 e Mestre em Recursos Biológicos Aquáticos pela Faculdade de Ciências – Universidade do Porto desde 2016. Em 2023, a Ana Basto concluiu o Doutoramento Europeu em Ciência Animal – Especialidade de Nutrição, pelo ICBAS-UP. A Ana Basto é autorizada pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária para realizar procedimentos em animais e os seus principais interesses de investigação focam-se na fisiologia de peixes, nomeadamente na nutrição de espécies de peixes marinhos produzidos em aquacultura.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Técnico de Investigação

Ana Mafalda Claro concluiu a Licenciatura em Biologia em 2021 e o Mestrado em Biologia Celular e Molecular em 2023 ambos pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Em 2023, participou como Bolseira de Investigação num projeto relacionado com Neurobiologia no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S). Recentemente começou a trabalhar como Técnica de Investigação num projeto relacionado com Ciência Animal no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR).

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Estudante de Mestrado
Human Resources

Sou farmacêutica graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – Brasil. Estou no segundo ano do mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). Estou realizando minha dissertação de mestrado com a supervisão da professora Luísa Valente e tem como objetivo avaliar o impacto de diferentes métodos de cozedura nos lípidos do peixe pregado (Scophthalmus maximus).

Alimentos e Qualidade do Pescado
Investigador

Andreia Filipa-Silva, investigadora no laboratório Feed and Seafood Quality do CIIMAR, com um doutoramento obtido em 2021 em Ciências Biomoleculares na Universidade Nova de Lisboa, tem como foco melhorar a qualidade e segurança das espécies produzidas em aquacultura oferencendo ao consumidor produtos saudáveis e seguros.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Estudante de Mestrado
Human Resources

Daniela Salazar formou-se em Engenharia Ambiental (BSc) em 2018 pela Universidad Católica Boliviana em La Paz, Bolívia. Ela colaborou com o Centro de Investigação em Água, Energia e Sustentabilidade e o Georgia Institute of Technology para estudar a resistência a antibióticos de coliformes em bioaerossóis de um rio poluído por esgoto em La Paz, Bolívia. Ela está a frequentar o mestrado em Contaminação Ambiental e Toxicologia do consórcio ECT+ ao abrigo de uma bolsa Erasmus+. Está a desenvolver a sua dissertação de mestrado no ICBAS-UP e CIIMAR (LANUCE) no âmbito do projeto BASSinCELLS.

Alimentos e Qualidade do Pescado
Técnico de Investigação

Bia Pinho é licenciada em Ciências Biomédicas Laboratoriais (Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, 2021) e mestre em Técnicas Laboratoriais em Biopatologia – especialização em Histopatologia (ESS, 2023). Desde setembro de 2023, trabalha como técnica de investigação no Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e é responsável pela análise histológica do LANUCE no CIIMAR.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Bolsa de investigação

Carla Sousa é licenciada em Biologia e mestre em Recursos Biológicos Aquáticos, ambos pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Durante o seu percurso profissional, adquiriu experiência industrial e académica, adquirindo sólidos conhecimentos em microbiologia, patologia e biologia molecular, bem como em áreas como a toxicologia, nutrição animal e zootecnia. Atualmente está a desenvolver a sua tese de doutoramento que se centra na compreensão do potencial impacto dos parasitas na qualidade nutricional, organoléptica e segurança do pescado.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
PhD student

Carlos Espírito Santo tem o mestrado em Genética Molecular e licenciatura em Bioquímica pela Universidade do Minho (Portugal). É atualmente estudante de doutoramento e o seu trabalho foca-se nos efeitos da atividade de natação na saúde e desenvolvimento em peixes e a sua aplicação na aquacultura.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Investigador

Cristina Velasco é investigadora do CIIMAR e professora auxiliar convidada na Universidade do Porto com um doutoramento em Ciências Marinhas, Tecnologia e Gestão, obtido em 2018 no grupo de Fisiologia de peixes da Universidade de Vigo. O seu principal interesse de investigação são os aspectos biológicos fundamentais da regulação metabólica e endócrina da ingestão de alimentos em peixes, nomeadamente os mecanismos de deteção de nutrientes, sensores de energia e mecanismos intracelulares. Atualmente, trabalha na integração de conhecimentos de biologia fundamental com a investigação aplicada para valorizar plenamente os subprodutos agro-alimentares como ingredientes de ração para peixes de aquacultura.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Técnico de Investigação

Estudei a Licenciatura em Ciências do Mar na Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), o que me fez aprofundar o mundo da ciência, aprendendo muito sobre os diferentes ramos abrangidos por esta licenciatura, dando-me a oportunidade de fazer um ERASMUS +. Como sempre gostei de trabalhar com animais e de tudo o que está relacionado com a investigação, optei pelo Mestrado em Culturas Marinhas ministrado pela ULPGC, pelo ECOAQUA e pelo CIHEAM, realizando a minha tese de mestrado em Aveiro com camarões do género Lysmata e diferentes biomarcadores de stress oxidativo, realizando outro ERASMUS +.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
PhD student

É uma aluna do Programa Doutoral em Ciência Animal, da vertente SANFEED, em colaboração com a empresa Sense Test. É mestre em Bioengenharia (especialização em Engenharia Biológica), pela FEUP. Trabalhou com a aplicação de compostos bioactivos em produtos alimentares e a sua nanoencapsulação para aumentar o seu potencial. Atualmente, o seu trabalho foca-se em sub-produtos da indústria agroalimentar como fontes de compostos bioativos para dietas de aquacultura, avaliando o seu impacto no crescimento dos peixes, no seu estado imune, defesas antioxidantes e valor nutricional. Adicionalmente, está familiarizada com ensaios em peixes, particularmente ensaios de crescimento, de infeção e de digestibilidade.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Técnico de Investigação

Sou licenciada em ciências do meio aquático pelo ICBAS e mestre em biologia da conservação
pela FCUL. Durante o meu mestrado tive a oportunidade de fazer a minha tese no projeto
ACCURATE, onde analisei dados de marcas acústicas com o software R e contei os sons de
ecolocalização dos narvais no software MT Viewer de modo a obter uma estimativa média das
taxas de cliques que irá ser necessária para a obtenção, no futuro, de uma estimativa da
densidade de narvais. Atualmente, estou no LANUCE como técnica para o projeto Pep4Fish, que
tem como objetivo o desenvolvimento de dietas que irão melhorar a saúde e o crescimento do
robalo, assim como a sua resistência ao stresse e infeções bacterianas.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Bolsa de investigação

Licenciado em Biologia pela Universidade de Murcia (Espanha). M.Sc. Doutor em Gestão da Biodiversidade em Ambientes Mediterrâneos pela Universidade de Murcia (Espanha). A dissertação de mestrado teve como foco a variação corporal em peixes de água doce no rio Segura. Ph.D. Mestre em Biologia pela Universidade de Barcelona (Espanha) e pelo Instituto de Pesquisa e Tecnologia Agroalimentar (Tarragona, Espanha). Dissertação de Doutoramento com foco na larvicultura de braquiúros, bem como na descrição (anatómica e histológica) de seu sistema digestivo durante o desenvolvimento. Pesquisa de pós-doutoramento realizada no Centro de Maricultura da Calheta (Madeira, Portugal) com foco na cultura de lapas.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Bolsa de investigação

Inês graduated in Biochemistry (BSc) in 2017, from Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. In 2019 concluded her Master’s degree (MSc) in Chemistry, from Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, with a thesis focusing in a new methodology of membrane protein extraction. After concluding her thesis, she started working at LANUCE where she is focusing in studying modulation of diets for sea urchins, in order to improve gonads’ quality (colour and taste) that meet consumer’s needs.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
PhD Student

Jorge Freitas has a degree in Biotechnology from the University of Aveiro (2011). He completed the Master in Industrial and Environmental Biotechnology (2013) between the University of Aveiro and KTH Royal Institute of Technology, Stockholm. He is currently developing his PhD in company (Ilhapeixe S.A.) and University of Madeira, with a PhD scholarship from ARDITI, under the guidance of Professor José S. Câmara and Professor Paulo Vaz-Pires. The work is related to the quality of aquaculture products, from production, quality control, traceability and safety.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Colaborador

Full Professor (catedrático) of Animal Physiology in the University of Vigo. Research on metabolic (nutrient sensing systems) and neuroendocrine control of food intake and energy homeostasis in fish. CV highlights: 180 papers in JCR journals (102 Q1, first/corresponding author in 109), 1 book and 4 book chapters, h-index=41, >5000 citations, 42 research projects (PI in 28), 12 PhD Thesis supervised, and member of 6 editorial boards (Am.J.Physiol, Br.J.Nutr, PloS One, Sci. Rep, Frontiers Physiol and Frontiers Marine Sci)

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Técnico de Investigação

Luciano Santos é um jovem investigador com licenciatura e mestrado em Bioquímica, dedicado à pesquisa científica no grupo de investigação Feed and Seafood Quality (LANUCE). Atualmente, encontra-se a frequentar o programa doutoral em Ciência Animal no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Sua proposta de tese visa explorar o potencial bioativo de hidrolisados derivados de subprodutos da indústria agroalimentar, com o intuito de produzir dietas aquícolas inovadoras com capacidade de aprimorar a resistência de peixes de aquacultura a desafios ambientais e infeções, bem como melhorar a qualidade e o valor nutricional da carne de peixe.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Técnico de Investigação

Doutorando no PDEEC-FEUP e CIIMAR-UP com investigação em aquacultura de robalo, previsão da dispersão de peso, otimização de calibragem e redução da pegada ecológica.
Mestre em Ciência da Computação (2014 – UNICAMP – BR) e Engenheiro Eletrônico (1982 – POLI-USP – BR). Tem mais de 40 anos de experiência na indústria de software em engenharia de software, gerenciamento de grandes projetos, arquitetura de software e planejamento estratégico.
Foco acadêmico atual em algoritmos de Inteligência Artificial aplicados às ciências naturais, com 10 artigos publicados nas áreas de segurança cibernética, forense digital e identificação de biomarcadores usando aprendizado de máquina sobre dados de espectrometria de massa de alta resolução, incluindo Zika, COVID-19 e obesidade.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
PhD Student

Maria João Xavier graduated in Biology in 2013 and holds a master’s degree in Biological Aquatic Resources in 2015, both from the Faculty of Sciences of Porto University (FCUP). Currently, working in the PhD thesis from the Doctoral Program in Animal Sciences for Sustainable Animal Nutrition and Feeding (SANFEED). Most of her research has been focus on the role of natural plant extracts as feed additives to modulated growth performance, muscle development, oxidative status and digestive capacity of marine fish larvae and postlarvae.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Estudante de Mestrado

Maria Leonor Lemos is a veterinary medicine student at ICBAS (Biomedical Sciences Institute Abel Salazar). She is currently developing her MSc thesis dissertation on Campylobacter spp. Her main research interests focus on microbiology multidrug-resistant bacteria under the One Health perspective.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
PhD student

Mariana Ferreira é licenciada, desde 2016, em Bioquímica pela Universidade do Porto (FCUP) e possui um mestrado em Microbiologia concedido pela Universidade de Lisboa (IST). Atualmente, é aluna de doutoramento do Programa Doutoral em Ciência Animal (ICBAS, Universidade do Porto), possuindo uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O seu trabalho de investigação está a ser desenvolvido em duas instituições, nomeadamente no CIIMAR (LANUCE) e na “Faculty of Biosciences and Aquaculture, Nord University” (Noruega). A sua tese foca-se nos impactos de dietas funcionais com micro- e macroalgas na microbiota e saúde intestinal dos peixes, estado imunológico e performance geral.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Investigador

Marta Monteiro obtained her PhD in Biology at FCUP, where she applied Fish nutrition and biotechnological tools to obtain functional ingredients based on micro- and macroalgae for aquafeeds. She is currently a post-doc researcher at CIIMAR, in the Nutrition, Growth and Quality of Fish (LANUCE), working in the development of new functional ingredients with stress mitigation properties and exploring the underlying mechanisms of fish stress response.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Técnico de Investigação

I am a marine biologist with particular interests in fish  nutrition and life food chains I have been working within the aquaculture industry since 2000, soon after finishing my Degree in Marine Biology. My main interests where the economic aspects of the industry, environmental impacts in the ecosystem; resolution of conflicts between different users and the implementation of the European Directives. Working for the Regional Government of Madeira, specifically in the Aquaculture Division, I am responsible for analyzing all the private licensing processes regarding marine aquaculture and to coordinate the reports and research projects related with environmental impacts of aquaculture and to actively contribute for the implementation of the national legislation regarding aquaculture and environmental impacts. Recently my research has been focused in microalgae bioactive compounds and the potentiality of improving cultures in hatchery facilities.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Bolsa de investigação

Sou bióloga (licenciada pela FCUL) e durante estágio da licenciatura debrucei-me sobre a fisiologia dos peixes. Após a licenciatura, interessei-me e adquiri experiência em produção aquícola. Anos depois acabei por fazer um mestrado em Aquacultura na Universidade de Barcelona e mais tarde, entre o ICBAS, o CIIMAR e o CCMAR, fiz um doutoramento sobre o efeito da proteína na miogénese e o impacto no potencial de crescimento em larvas. Actualmente sou bolseira pós-doc na Madeira, onde continuo a trabalhar em nutrição, em particular no potencial de novos ingredientes para promover o crescimento, mas também a qualidade e robustez dos peixes e aquacultura.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Investigador

Paulo Rema (PhD) é investigador sénior e Professor Associado na UTAD, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. PR é o coordenador das instalações de Aquacultura e líder da equipa de aquacultura. PR é Diretor do programa de Doutoramento em Zootecnia e tem mais de 25 anos de experiência em aquacultura e nutrição de peixes. PR orientou mais de 50 alunos (doutoramento e mestrado) e tem mais de 70 publicações em revistas internacionais e nacionais. Estreita colaboração com parceiros industriais e participação em numerosos projetos de investigação nacionais e internacionais.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Investigador

Professor associado com agregação do ICBAS, áreas de tecnologia, qualidade e segurança do pescado, gestão de resíduos industriais e bem-estar animal.
1986, licenciado em Ciências do Meio Aquático pelo ICBAS/UP.
1986 a 1997, foi formador do Centro Forpescas (atualmente For-Mar), áreas de Tecnologia da Pesca e Processamento de Pescado.
1991, pós-graduação em Ciência e Engenharia Alimentar, ESB/UCP
1996, doutoramento sobre conservação de pescado, na ESB/UCP.
1997, iniciou a carreira académica, como professor auxiliar convidado do ICBAS/UP.
1998 até hoje, membro efectivo do CIIMAR/UP.
2006, passa a professor associado.
2011, agregação no ICBAS/UP.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Investigador

Paulo Martins da Costa, licenciado em Medicina Veterinária (1994) pela Faculdade de Medicina Veterinária; doutorado em Ciências Biomédicas (2006) pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto.
Professor do ICBAS/UPorto (desde 1999), lecionando nas áreas da segurança e tecnologia de produtos de origem animal no Mestrado Integrado em Medicina Veterinária (MIMV). Diretor do MIMV desde Junho de 2023.
Membro (desde 2007) do Centro de Interdisciplinar Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto. Diretor (desde 2009) do Laboratório de Microbiologia do Departamento de Produção Aquática do ICBAS/UP.
A atividade científica reparte-se entre (i) o estudo dos ciclos epidemiológicos de bactérias multirresistentes (B-MR) em humanos, animais e no meio ambiente e (ii) a pesquisa de novos antimicrobianos.
Dentro da primeira vertente, participou em diversos trabalhos para a caracterização fenotípica e genotípica de B-MR, tendo investigado a sua disseminação em diversas populações e nichos ecológicos interligados: humanos, espécies pecuárias (aves de capoeira, coelhos, bovinos, suínos), animais de companhia (cães, gatos e exóticos), animais silvestres (gaivotas, lobos, aves de rapina) vegetais (alimentos) e meio ambiente (e.g. efluentes de ETAR, rios, lagos, orla costeira, fontanários).
Coautor de 90 artigos científicos; coinventor de 4 patentes; investigador em 24 projetos; orador em dezenas de encontros científicos; prestador de serviços no domínio da bacteriologia clínica e alimentar; autor do livro: Muitas Espécies, Uma Só Medicina Veterinária (https://www.up.pt/press/books/muitas-especies-uma-so-medicina-veterinaria)

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Técnico de Investigação

A Rafaela Costa possui o nível de Licenciatura (BSc) e Mestrado (MSc) em Bioquímica, que foram atribuídos pela Universidade do Porto em 2019 e 2021, respetivamente. Atualmente, é técnica de investigação no Laboratório de Nutrição, Crescimento e Qualidade do Peixe (LANUCE) do CIIMAR.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
PhD Student

Concluí a licenciatura em Biologia pela Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal), onde também obtive o mestrado em Toxicologia e Ecotoxicologia. Desde então, tenho participado em numerosos esforços de investigação no contexto da ecotoxicologia e da aquacultura, que acabaram por conduzir ao início do meu doutoramento em janeiro de 2020, sob a orientação da Prof.a Luísa Valente no contexto do Programa Doutoral de Ciência Animais (especialização em Nutrição) no ICBAS (Universidade do Porto). Os meus principais interesses de investigação envolvem aquacultura, ecotoxicologia, nutrição animal e sustentabilidade ambiental.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
PhD Student

Ricardo Matias é licenciado em Biologia e mestre em Ecologia pela Universidade de Coimbra, concluídos em 2016 e 2018 respetivamente. Desde então, ele tem colaborado com o Centro de Ciências Marinhas e Ambientais (MARE) e com a British Antarctic Survey (BAS) em estudos sobre poluição plástica no Oceano Antártico. Desde finais de 2020, Ricardo tornou-se aluno de doutoramento do programa de doutoramento em Ciências Animais do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto. No âmbito do projeto ATLANTIDA, o seu trabalho visa compreender o impacto dos microplásticos no bem-estar, qualidade e segurança dos produtos aquáticos da aquacultura.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Investigador

Rodrigo Ozorio (RO) possui mais de 20 anos de experiência em Aquicultura, com especial ênfase na nutrição de peixes. Ele possui mestrado e doutorado pela Universidade e Centro de Pesquisa de Wageningen (WUR), Holanda. RO é especialista na dinâmica nutricional dos peixes e no potencial económico de novas espécies aquícolas com base num conjunto de critérios fisiológicos e de criação. Participou em 15 projetos nacionais e internacionais (orçamento global de 2,0 milhões de euros), incluindo quatro projetos como líder científico tratando de novos sistemas de aquacultura e alternativas sustentáveis para a aquacultura marinha intensiva. Orientou 8 teses de doutoramento e 15 teses de mestrado e foi autor de mais de 56 publicações científicas.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Investigador

Licenciada em Biologia Aplicada, mestre em Genética Molecular (U.MINHO) e doutorada Genética (UTAD). Os seus interesses de investigação visam as abordagens genómicas e desenvolvimento de modelos in vitro na promoção da aquacultura como fonte de alimentos seguros e saudáveis.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Técnico de Investigação

Sou bióloga, mestre em Biologia e Gestão da Qualidade da Água pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e terminei a minha tese de mestrado em microplásticos e educação ambiental.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Investigador

Investigadora doutorada no Laboratório de Nutrição, Crescimento e Qualidade do Peixe (LANUCE)/CIIMAR, com doutoramento em Ciências Farmacêuticas obtido na Universidade do Porto (2022). Durante esse período, meu foco foi avaliar a ativação de diferentes vias inflamatórias, como COX-2 e 5-; 12-; e 15-LOXs, em sistemas celulares humanos. Posteriormente, as potenciais atividades antioxidante e anti-inflamatória das chalconas, uma classe de compostos bioativos, foram avaliadas nesses sistemas. Atualmente, meu trabalho no LANUCE está direcionado no desenvolvimento de um modelo in vitro de cultura celular para avaliar as atividades fagocíticas e imunológicas de células intestinais isoladas de robalo.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Técnico de Investigação
EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado
Técnico de Investigação

Sou licenciada em técnica de anatomopatologia, pelo CESPU – Gandra, Portugal e atualmente sou estudante de mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição. Desde julho de 2010 sou técnica de laboratório no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e responsável pela análise histológica no LANUCE do CIIMAR.

EQUIPAS DE INVESTIGAÇÃO:
Alimentos e Qualidade do Pescado

Principais publicações

Nutritional, organoleptic and sensory quality of market-sized European sea bass (Dicentrarchus labrax) fed defatted Tenebrio molitor larvae meal as main protein source.

Basto, A., Marques, A., Silva, A., Sá, T., Sousa, V., Oliveira, M.B.P.P., Aires, T., Valente, L.M.P.

2023Aquaculture 566: 739210.
Biofortified diets containing algae and selenised yeast: effects on growth performance, nutrient utilization, and tissue composition of gilthead seabream (Sparus aurata).

Ferreira, M., Ribeiro, P.C., Ribeiro, L., Barata, M., Domingues, V.F., Sousa, S., Soares, C., Marques, A., Pousão-Ferreira, P., Dias, J., Castro, L.F.C., Marques, A., Nunes, M.L., Valente, L.M.P.

2022Frontiers in Physiology 12: 812884.
An Exploratory Study on Spoilage Bacteria and Listeria monocytogenes in Fresh Salmon: Extending Shelf-Life Using Vacuum and Seasonings as Natural Preservatives.

Lemos, M.-L., Prata, J.C., Rodrigues, I.C., Martins-Costa, S., Archer, B., Machado, J., Dilão, R., Vaz-Pires, P., Martins da Costa, P.

2023Veterinary Sciences: 10, 42.
Microplastics in water, feed, and tissues of European seabass reared in a recirculation aquaculture system (RAS).

Matias, R.S., Gomes, S., Barboza, L.G.A., Salazar-Gutierrez, D., Guilhermino, L., Valente, L.M.P.

2023Chemosphere: 335, 139055.
Development and evaluation of Nile tilapia (Oreochromis niloticus) body composition models.

Raposo, A.I.G., Soares, F., Conceição, L.E.C., Valente, L.M.P., Silva, T.S. (2023).

2023Aquaculture 564: 739039.
Innovative swine blood hydrolysates as promising ingredients for European seabass diets: Impact on growth performance and resistance to Tenacibaculum maritimum infection.

Resende, D., Costas, B., Sá, T., Golfetto, U., Machado, M., Pereira, M., Pereira, C., Marques, B., Rocha, C.M.R., Pintado, M., Valente, L.M.P.

2022Aquaculture 561: 738657.
Life-cycle assessment of animal feed ingredients: Poultry fat, poultry by-product meal and hydrolyzed feather meal.

Campos, I., Valente, L.M.P., Matos, E., Marques, P., Freire, F.

2020Journal of Cleaner Production 252: 119845
Diets supplemented with Saccharina latissima influence the expression of genes related to lipid metabolism and oxidative stress modulating rainbow trout (Oncorhynchus mykiss) fillet composition.

Ferreira, M., Larsen, B.K., Granby, K., Cunha, S.C., Monteiro, C., Fernandes, J.O., Nunes, M.L., Marques, A., Dias, J., Cunha, I., Castro, L.F.C., Valente, L.M.P.

2020Food and Chemical Toxicology 140: 111332